Edital do 5G deverá ser publicado até dia 25 de agosto, promete Fábio Faria

Ministro das Comunicações, Fábio Faria, em coletiva nesta quarta-feira, 14

O ministro das Comunicações, Fabio Faria, confirmou para até o dia 25 de agosto a publicação do edital do leilão de frequências que serão utilizadas para o 5G. Em coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, 14, Faria disse que o plenário do Tribunal de Contas da União julgará o texto do edital em reunião extraordinária no dia 18 de agosto, às 10h. 

Esse prazo foi anunciado pouco antes, durante reunião do plenário do Tribunal, pelo ministro Raimundo Carreiro, e já foi agendado pela presidente Ana Arraes, e acompanhado de justificativa da área técnica da Corte.

Carreiro se comprometeu a agilizar o processo, reduzindo de 15 para 10 dias, uma vez que receberá o parecer da área técnica do TCU somente no dia 8 de agosto. Esse prazo aconteceu por conta de a Corte só ter recebido a documentação total da Anatel no último dia 25 de junho. Contudo, trata-se ainda de antecipação de um mês e quatro dias.  

Notícias relacionadas

Após o julgamento pela corte de contas, em até cinco dias o texto será enviado para a Anatel. O ministro Fábio Faria disse ter entrado em contato com o presidente da agência, Leonardo Euler, que garantiu que, devido à interação com o TCU e a MCom já realizada nos últimos meses, "em até sete dias consegue publicar o edital".  

Fábio Faria acredita que o prazo para início das operações do 5G nas capitais possa ser mantido para julho de 2022. Há, contudo, a necessidade de discussão com a radiodifusão.

Influências

Faria ainda confirmou a apuração do TELETIME, afirmando que não houve pressão do governo dos Estados Unidos contra a implantação da Huawei na rede 5G comercial no Brasil. O ministro declarou que a reunião na visita à Washigton "nada teve a ver com o 5G", reiterando que o edital já está nas mãos do TCU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!