Com upgrade de software, Nokia quer migrar até 5 milhões de estações 4G para 5G

A Nokia anunciou nesta terça-feira, 14, a disponibilidade de uma nova solução de software voltada para a migração de rádios de acesso 4G/LTE para o padrão 5G. Segundo a fornecedora, o upgrade pode atender um milhão de estações de forma imediata, chegando a 3,1 milhões ao fim do ano e a cinco milhões em 2021.

A nova opção de software ajudaria clientes no processo de refarming para o 5G de bandas baixas hoje utilizadas no 4G, sendo complementar à estratégia de compartilhamento dinâmico (DSS), que começa a despontar no Brasil com a Claro (no caso, utilizando outro fornecedor). Segundo a Nokia, 359 clientes com unidades 4G implantadas em FDD ao redor do mundo podem adotar o upgrade de software.

"Já fornecemos rádios LTE para centenas de operadoras em todo o mundo. Esta é uma solução importante, pois ajudará nossos clientes a atualizar rápida e eficientemente seus rádios LTE existentes, para que estejam prontos para 5G, economizando tempo e dinheiro", afirmou o presidente de redes móveis da Nokia, Tommi Uitto. A empresa estima que "dezenas de bilhões de euros" seriam economizados em esforços de engenharia de estações.

Notícias relacionadas

Brasil

No Brasil, a Nokia é uma das três fornecedoras anunciadas pela TIM para o início da operação comercial de 5G da operadora, prevista para três cidades a partir de setembro; além disso, a companhia já ativou uma rede experimental de 5G ao lado da empresa em Campina Grande (PB).

Já a Claro utilizará solução de DSS da Ericsson para iniciar a oferta do serviço em São Paulo e Rio de Janeiro. No comunicado emitido nesta terça-feira, a Nokia notou que também conta com portfólio de compartilhamento dinâmico de espectro, cobrindo tecnologias de rádio do 2G até o 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!