Idec: operadoras de celular impõem cláusulas ilegais aos clientes

Três das quatro principais operadoras brasileiras do Serviço Móvel Pessoal (SMP) mantêm cláusulas ilegais em seus contratos de prestação dos serviços ao cliente da modalidade pré-paga. A constatação é de um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) entre abril e maio deste ano.
Segundo o órgão, as irregularidades vão da prerrogativa de alteração dos documentos unilateralmente por parte da prestadora de serviço, a omissão de reparação dos danos causados aos clientes por falta de sinal, como acontece nos contratos das operadoras Claro e Oi. "Se eles oferecem a telefonia móvel, precisam ter infraestrutura para prestar um serviço adequado ao consumidor", comentou a advogada do Idec, Veridiana Alimonti.
Outro problema apontado pela advogada é o fato de alguns contratos preverem que os consumidores não têm direito a ressarcimento dos créditos vigentes quando cancelam a linha. "A empresa não pode ficar com este valor para ela".

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Já a TIM proíbe o desbloqueio de aparelhos durante o período de fidelidade, contrariando o entendimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o assunto.
Veridiana também afirmou que o Idec encaminhou o estudo ao órgão regulador e aguarda providências. "O consumidor nem sempre conhece o Código de Defesa do Consumidor e as regras da Anatel de cabeça", completa.
Informação
O Idec também chamou a atenção à inacessibilidade dos contratos e à falta de informação ao consumidor sobre onde encontrar estes documentos. Segundo a entidade, geralmente as operadoras mencionam a existência do pacto, mas não fornece uma cópia junto à embalagem dos chips. "O regulamento do SMP diz que na adesão ao plano fica estabelecido o contrato, que deve ser entregue ao cliente", esclarece a advogada do instituto.
Segundo Veridiana Alimonti, o Idec teve dificuldades para encontrar o contrato das seguintes operadoras: TIM, Claro e Oi. No caso da Vivo, a o órgão não conseguiu sequer encontrar o documento e, por tanto, desclassificou a companhia.
A reportagem tentou contato, por e-mail, com as quatro empresas, porém apenas a Vivo e a claro responderam à solicitação. Em nota a Vivo disse que: "Observa todos os termos da legislação vigente, disponibilizando em seus canais de atendimento as condições contratuais dos serviços comercializados, inclusive em seu site na internet". Já a Claro afirmou que: "avaliou os pontos mencionados pela pesquisa do Idec e que seus contratos respeitam as normas estabelecidas pela Anatel e CDC".

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