Viasat diz que entraria no Brasil até 2020 mesmo sem a Telebras

Segundo Lisa Scalpone, vice-presidente internacional da Viasat e general manager para o Brasil, o país sempre esteve no roteiro de longo prazo da Viasat e a empresa entraria no Brasil com a constelação de satélites Viasat 3, que começa a operar em 2020 e que cobrirão toda a América Latina (o primeiro satélite desta série está em fase de construção). A parceria com a Telebras permitiu à Viasat antecipar este plano. "Mas sempre tivemos em mente ter um parceiro local para entrar no país e esta oportunidade apareceu no momento certo", disse Lisa. Ela diz que a Viasat começou a conversar com a Telelbras mais ou menos na época do chamamento público da capacidade do SGDC, no ano passado.

Perguntada por quê a Viasat acabou não fazendo uma oferta pública, ela explicou que não participou do processo e da negociação na época, mas a estratégia da empresa requeria um modelo de negócio mais amplo e verticalmente integrado, e o modelo de simples venda de capacidade do leilão não atendia à empresa. "O SGDC é um projeto muito grande e complexo, que vai desde a capacidade terrestre, equipamentos na ponta, desenvolvimento de parcerias, operação em diferentes modelos, cobertura nacional… Acredito que nunca seria viável (o nosso modelo) a partir de um leilão de modelo único". A Viasat produz todos os equipamentos e a maior parte dos investimentos iniciais será trazer os equipamentos e instalá-los no Brasil. Segundo Lisa, "são inicialmente dezenas de milhões de dólares" nessas primeiras instalações e na montagem e treinamento da rede de parceiros e instaladores.

Sobre os argumentos que estão sendo colocados pelas empresas que questionam a parceria entre Telebras e Viasat, de que a operadora norte-americana está entrando sem as mesmas condições de competidores, como a compra de uma posição orbital própria ou investimentos no satélite, Scalpone diz que os investimentos a serem feitos serão equivalentes e que os planos para um satélite próprio não mudaram. "Teremos os mesmos custos dos nossos competidores. Teremos custos de instalação, aquisição, manutenção, equipamentos, e são custos bastante elevados. Nos EUA, o custo médio por domicílio é de US$ 800. Isso é maior quando usamos o modelo de WiFi hotspot. Agora, multiplique isso por 10 mil localidades de baixo potencial econômico, é fácil de ver que estamos investindo muito, e chegaremos a centenas de milhões de dólares que estamos pagando por esta infraestrutura. Não sei se alguém mais está disposto a fazer isso, mas nós estamos comprometidos".

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!