Vendas de equipamentos de informática e comunicação despencam 16,2% em quatro meses

As vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação caíram 4,9% em abril frente o mês de março, quando apresentaram variação positiva de 6,3%. Na comparação anual, o recuo chega a 14,6%, conforme aponta pesquisa do IBGE, divulgada nesta terça-feira, 14. Esse segmento é responsável pela quarta participação negativa na formação da taxa global do comércio varejista, que avançou 0,5% em abril.

A queda nas vendas de equipamentos de informática e comunicação é décimo recuo consecutivo na comparação anual.  Segundo o IBGE, dentre os fatores que vêm determinando o desempenho negativo dos últimos meses, destaca-se a valorização do dólar frente ao real, além da restrição do crédito. As taxas acumuladas foram de -16,2 % nos quatro primeiros meses do ano e de -11,1% nos últimos 12 meses.

A taxa global d o comércio varejista nacional apresentou variações positivas de 0,5% em volume de vendas e de 1,2% para receita nominal, em abril. O resultado veio após recuo no volume e na receita nominal de 0,9% e de 0,2%, respectivamente, em março. Com isso, a variação da média móvel trimestral registrou acréscimo de 0,3% para o volume de vendas, após sequência de quatro meses em queda, e de 0,9% para a receita nominal.

Notícias relacionadas

Na série sem ajuste sazonal, em relação a abril de 2015, o volume de vendas do varejo recuou 6,7%, 13º taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação. Com isso, o varejo acumulou queda de 6,9% nos quatro primeiros meses do ano. Já o acumulado nos últimos 12 meses, com recuo de 6,1%, mantém a trajetória descendente iniciada em julho de 2014. Para a receita nominal de vendas, as taxas prosseguem com variações positivas: 5,2% frente a abril de 2015, 4,8% no acumulado no ano e de 3,2 % nos últimos 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!