55% dos clientes de telefonia fixa não usam serviço, revela pesquisa

Imagem: Danilo Paulo/Teletime

No Brasil, apenas 35,3% da população possui telefone fixo. Entre esses usuários, mais da metade (55,7%) afirma não utilizar o serviço, apesar de mantê-lo contratado. Os dados são de pesquisa realizada pelos sites MelhorPlano.net e Minha Conexão, com apoio do iDinheiro.

O estudo também mostrou que os combos de produtos no mercado de telecomunicações exercem papel importante nesses números. Isso porque, entre os contratantes de telefonia fixa no País, 23,3% afirmam possuir o serviço exclusivamente por ele estar incluído no pacote de Internet. Por outro lado, apenas 6,1% respondeu que adquiriu o produto de forma avulsa. 

Questionados sobre a principal utilização da telefonia fixa, 38,2% disseram que usam o aparelho para fazer e receber chamadas pessoais. Já 7,9% respondeu que é para "fazer reclamações".

Notícias relacionadas

Interesse

Símbolo de status e desejo no País no final do último século, cada vez mais o brasileiro se mostra menos interessado nesse serviço. De acordo com a Anatel, o mercado brasileiro de telefonia fixa perdeu 3,2 milhões de linhas em 2024, encerrando o ano com 22,2 milhões de assinantes ativos. Isso representa um recuo de 12,7%, a pior queda percentual do mercado desde que a telefonia fixa começou a derreter no País, em 2014.

Segundo o Relatório Conexão 2025, apenas 20,8% dos participantes da pesquisa afirmam considerar a telefonia fixa um produto importante para se ter em casa e utilizar com frequência. Outros 22,5% não consideram o produto importante, mas têm o serviço em suas casas, e 48,9% dizem que o telefone fixo não é relevante e não o possuem.

De acordo com os organizadores do estudo, o relatório foi realizado com base nos nos usuários do Minha Conexão e a partir de pesquisas qualitativas a respeito de produtos do setor, entre 02 de dezembro de 2024 e 02 de janeiro de 2025. Durante esse período, foram coletadas 49,6 mil respostas

MelhorPlano.Net

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!