No Brasil, apenas 35,3% da população possui telefone fixo. Entre esses usuários, mais da metade (55,7%) afirma não utilizar o serviço, apesar de mantê-lo contratado. Os dados são de pesquisa realizada pelos sites MelhorPlano.net e Minha Conexão, com apoio do iDinheiro.
O estudo também mostrou que os combos de produtos no mercado de telecomunicações exercem papel importante nesses números. Isso porque, entre os contratantes de telefonia fixa no País, 23,3% afirmam possuir o serviço exclusivamente por ele estar incluído no pacote de Internet. Por outro lado, apenas 6,1% respondeu que adquiriu o produto de forma avulsa.
Questionados sobre a principal utilização da telefonia fixa, 38,2% disseram que usam o aparelho para fazer e receber chamadas pessoais. Já 7,9% respondeu que é para "fazer reclamações".
Interesse
Símbolo de status e desejo no País no final do último século, cada vez mais o brasileiro se mostra menos interessado nesse serviço. De acordo com a Anatel, o mercado brasileiro de telefonia fixa perdeu 3,2 milhões de linhas em 2024, encerrando o ano com 22,2 milhões de assinantes ativos. Isso representa um recuo de 12,7%, a pior queda percentual do mercado desde que a telefonia fixa começou a derreter no País, em 2014.
Segundo o Relatório Conexão 2025, apenas 20,8% dos participantes da pesquisa afirmam considerar a telefonia fixa um produto importante para se ter em casa e utilizar com frequência. Outros 22,5% não consideram o produto importante, mas têm o serviço em suas casas, e 48,9% dizem que o telefone fixo não é relevante e não o possuem.
De acordo com os organizadores do estudo, o relatório foi realizado com base nos nos usuários do Minha Conexão e a partir de pesquisas qualitativas a respeito de produtos do setor, entre 02 de dezembro de 2024 e 02 de janeiro de 2025. Durante esse período, foram coletadas 49,6 mil respostas.