TIC Empresas: 91% dos negócios brasileiros são conectadas com fibra

Foto: Tobias Brixen/Flickr

A pesquisa TIC Empresas 2023, lançada nesta terça-feira, 14, pelo Cetic.br, do CGI.br, mostra que 91% das empresas brasileiras usam fibra óptica, sendo que 60% delas possuem velocidades de download acima de 100 Mbps.

A edição de 2023 entrevistou 4.057 empresas com 10 pessoas ocupadas ou mais, em todo o território nacional, com a coleta de dados ocorrendo entre março e dezembro de 2023.

Mas segundo Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br, os avanços em termos de infraestrutura de conectividade não necessariamente foram acompanhados por um aprimoramento da presença online.

Notícias relacionadas

"A pesquisa mostra que uma parcela importante das empresas em atividade no País não possui website, por exemplo. Há espaço para que elas, sobretudo as pequenas e médias, diversifiquem e complexifiquem essa participação", explica Barbosa.

Tecnologias emergentes

Ainda assim, a 15ª edição do estudo mostra que a adoção de tecnologias emergentes começa a se disseminar entre as empresas brasileiras, ainda que a diversidade de tipos de usos ainda seja reduzida.

No caso dos serviços de nuvem, os mais utilizados são aqueles ligados a soluções como software de finanças, de contabilidade, com 49%, ou e-mail, representando 53%. Aplicações mais relacionadas com a infraestrutura digital, tal como a capacidade de processamento em nuvem, foram adotadas por um terço dos negócios.

A proporção das empresas que recorreram a algum dispositivo de Internet das Coisas (IoT) em 2023 foi de 14%, a mesma verificada em 2021. Segundo o estudo, o uso dessa tecnologia está concentrado nas grandes companhias e no setor de informação e comunicação.

O tipo de dispositivo de IoT mais utilizado foi o relacionado à segurança de instalações, como sistemas de alarme, detectores de fumaça, travas de porta e câmeras de segurança. A pesquisa mostra que 84% das empresas que usaram IoT utilizavam para essas finalidades.

A adoção de Inteligência Artificial também apresentou estabilidade no período, sendo que o percentual passou de 13%, em 2021, para 14%, em 2023. Assim como ocorre com IoT, a pesquisa TIC Empresa 2023 mostra que o uso de IA é mais recorrente nas grandes empresas e no setor de informação e comunicação.

A aplicação mais adotada foi automatização de processos de fluxo de trabalho, citada por 73% das organizações que utilizam Inteligência Artificial. Recursos mais complexos, como machine learning ou geração de linguagem natural, são citados com menor frequência, com 16% e 13% respectivamente.

Para Alexandre Barbosa, os dados mostram uma consolidação da maior digitalização das empresas, impulsionada pela pandemia. Ao mesmo tempo, apontam que a adoção de novas tecnologias digitais, tais como IoT e IA, ainda é restrita a alguns processos localizados.

Redes sociais como meio

A pesquisa também mostrou que as redes sociais seguem como o principal canal digital usado pelo segmento. Apenas pouco mais da metade das pequenas empresas, 52%, tem website próprio, porcentagem similar à verificada em 2019, que era de 51%. A título de comparação, 77% e 85% das médias e grandes empresas, respectivamente, contam com esse recurso, conforme mostra a edição de 2023.

O levantamento do Cetic.br mostra ainda que analisado pequenas, médias e grandes empresas, 74% usam o Whatsapp ou Telegram, contra 54% em 2019, no período anterior à pandemia; 71% usam Instagram, Snapchat, Tik Tok ou Flickr, contra 44% em 2019; e 30% usam LinkedIn, contra 15% em 2019.

Já 70% das empresas comercializaram produtos ou serviços pela Internet em 2023, proporção que foi de 73% em 2021. Para o Cetic.br, os resultados sinalizam um cenário de estabilidade no indicador, que cresceu significativamente durante a pandemia COVID-19 – em 2019, a porcentagem era de 57%.

Considerando o porte das empresas e a linha histórica, o indicador de vendas online aparece da seguinte maneira: pequenas com 57% em 2019; 74% em 2021 e 71% em 2023; médias com 58% em 2019; 67% em 2021 e 66% em 2023; e grandes com 52% em 2019; 68% em 2021 e 63% em 2023.

Os aplicativos de mensagens lideram como meio mais utilizados pelos negócios para vender no ambiente digital, mencionados por 78% das empresas entrevistadas. A liderança de venda por este meio está nas empresas de pequeno porte, com 80%. Ao mesmo tempo, esse porte de empresa é a que mais usa redes sociais para esse fim, com 40%, e as que menos realizam a prática em websites próprios, com 29%.

Entre as grandes empresas, observa-se maior incidência de outras formas de comercialização no ambiente digital, como o website, com 55%; e sites de vendas, com 30%. A pesquisa identificou também que as empresas de indústria, alojamento e alimentação e comércio figuram entre os setores que mais venderam na Internet em 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!