Publicidade
Início COVID-19 Para controladora da Claro, neutralidade na Internet precisa ser rediscutida

Para controladora da Claro, neutralidade na Internet precisa ser rediscutida

Foto: Pixabay

A transformação digital acelerada pela crise do coronavírus (covid-19) deverá trazer reflexos no mercado de telecomunicações, sobretudo na capacidade de investir. Por conta disso, o presidente do conselho da América Móvil, Carlos Slim Domit, sugere que novas medidas sejam tomadas desde já, incluindo a convergência de serviços e mesmo uma nova discussão sobre neutralidade na Internet. 

Filho do bilionário Carlos Slim, dono da controladora da Claro Brasil (Claro, Embratel e Net), Domit diz que é importante discutir fora da dicotomia de apenas existir ou não a neutralidade de rede. “Pensamos que a neutralidade de rede deve ter formas distintas“, opinou durante evento online do site DPL News nesta quinta-feira, 14. Ele considera que serviços como educação, saúde e acesso à informação deveriam ter mais garantias.

Outro ponto que Domit coloca é que é necessário dividir a conta. “Devem haver acordos comerciais para baixar os preços, porque quem pauta a neutralidade são os usuários“, diz. “Mais de 75% do consumo das redes é do Netflix, Google e Facebook. Então buscar discussão do que se entende a neutralidade é fundamental para benefício dos clientes.”

Notícias relacionadas

De acordo com o presidente do conselho da AMX, é preciso facilitar os investimentos para ampliação do acesso e da cobertura da infraestrutura, com “competição e convergência absoluta em todos os serviços”. Segundo Domit, isso permitirá atender a demanda de consumo, que prevê uma duplicação do volume de dados a cada semestre com a tecnologia 5G. 

Segunda onda

Carlos Slim Domit ainda cita um cenário mais pessimista, com a possibilidade de uma segunda onda da pandemia atingir todo o planeta simultaneamente, ao contrário da progressão vista na atual progressão do coronavírus. “Por isso, precisamos todos os incentivos de urgência para o ambiente regulatório para o futuro, e não regular o passado. Todos compartilhamos a responsabilidade de construir oportunidade para todos”, diz.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile