Para controladora da Claro, neutralidade na Internet precisa ser rediscutida

Foto: Pixabay

A transformação digital acelerada pela crise do coronavírus (covid-19) deverá trazer reflexos no mercado de telecomunicações, sobretudo na capacidade de investir. Por conta disso, o presidente do conselho da América Móvil, Carlos Slim Domit, sugere que novas medidas sejam tomadas desde já, incluindo a convergência de serviços e mesmo uma nova discussão sobre neutralidade na Internet. 

Filho do bilionário Carlos Slim, dono da controladora da Claro Brasil (Claro, Embratel e Net), Domit diz que é importante discutir fora da dicotomia de apenas existir ou não a neutralidade de rede. "Pensamos que a neutralidade de rede deve ter formas distintas", opinou durante evento online do site DPL News nesta quinta-feira, 14. Ele considera que serviços como educação, saúde e acesso à informação deveriam ter mais garantias.

Outro ponto que Domit coloca é que é necessário dividir a conta. "Devem haver acordos comerciais para baixar os preços, porque quem pauta a neutralidade são os usuários", diz. "Mais de 75% do consumo das redes é do Netflix, Google e Facebook. Então buscar discussão do que se entende a neutralidade é fundamental para benefício dos clientes."

Notícias relacionadas

De acordo com o presidente do conselho da AMX, é preciso facilitar os investimentos para ampliação do acesso e da cobertura da infraestrutura, com "competição e convergência absoluta em todos os serviços". Segundo Domit, isso permitirá atender a demanda de consumo, que prevê uma duplicação do volume de dados a cada semestre com a tecnologia 5G. 

Segunda onda

Carlos Slim Domit ainda cita um cenário mais pessimista, com a possibilidade de uma segunda onda da pandemia atingir todo o planeta simultaneamente, ao contrário da progressão vista na atual progressão do coronavírus. "Por isso, precisamos todos os incentivos de urgência para o ambiente regulatório para o futuro, e não regular o passado. Todos compartilhamos a responsabilidade de construir oportunidade para todos", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!