Telefónica continua aberta à consolidação no mercado brasileiro

Focada na conclusão da fusão com a GVT, que deverá acontecer em duas semanas, a Telefónica pretende promover "uma integração muito suave" entre as empresas, apostando na condução do futuro CEO Amos Genish ao cargo. "Acreditamos que, com a combinação, temos os melhores ativos e gestão do Brasil", declarou o vice-presidente operacional, José María Álvarez-Pallete, durante teleconferência com investidores nesta quinta-feira, 14. Ainda assim, a companhia continua adepta de um eventual movimento de consolidação no Brasil. "Somos líderes de mercado e podemos nos beneficiar de várias maneiras com uma potencial consolidação. Acreditamos e apoiaríamos", declara.

Notícias relacionadas
Referindo-se a um comentário anterior do executivo espanhol sobre a consolidação do setor no País esperar um "alinhamento de estrelas", um analista indagou então qual seria a atual "atividade cósmica" no mercado brasileiro. Álvarez-Pallete respondeu: "Nos alinhamos com uma das estrelas mais brilhantes no Brasil, que era a GVT, mas o resto está meio nublado, então não conseguimos ver as estrelas".

Ele deixou claro que faz sentido haver o movimento de consolidação, já que há sinergias em potencial muito grandes. Mas indica que o passivo regulatório (oriundo da concessão do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC) é um obstáculo a ser enfrentado. "Precisaria endereçar algumas coisas, e um item importante é a renegociação dos contratos de concessão neste ano, que afeta diferentes players e pode tirar um dos bloqueios. Outra possibilidade seria a entrada de um novo concorrente, e potencialmente esses novos concorrentes poderiam desinvestir no mercado", declara José María Álvarez-Pallete. Ou seja: faria sentido para um novo entrante comprar uma empresa como a Oi se pudesse se livrar do passivo do STFC.

Por outro lado, o executivo chama a movimentação em direção a uma consolidação pan-europeia de "euforia", afirmando estar feliz com o alcance atual do grupo, especialmente na otimização operacional para entregar as sinergias prometidas com as transações já efetuadas. "Não temos nenhuma ambição em entrar na euforia dessa consolidação", diz Álvarez-Pallete.

Foco em dados

O desempenho no Brasil foi considerado sólido, apesar de efeitos macroeconômicos. Para a companhia, está havendo uma demanda maior de estabilização para assegurar a base, mantendo o churn sob controle. "Isso explica porque temos sido mais bem sucedidos no pré-pago, enquanto freamos (o crescimento) o pós.", diz o CFO da Telefónica, Angel Villa.

A estratégia, que vale também para as operações na Espanha e na Alemanha (com a Telefónica Deutschland), visa receita em dados, procurando ter uma rede de distribuição melhor. "Mas não é só rede, é também aumentar o ARPU e serviços." Villa reconhece que a companhia não tem a mesma posição em mercados como Colômbia e México, mas alega estar melhorando a capilaridade para poder acelerar o negócio.

Considerando todas as operações do grupo, o tráfego móvel cresceu 52% no ano. O destaque é o LTE, que é responsável por 11% de todo esse fluxo. Além disso, o cliente 4G utiliza 60% mais dados do que o 3G. A companhia ressalta ainda o alcance da tecnologia, com cobertura em 65% da Europa e 28% da América Latina, com 21 mil sites ao todo. Além disso, ela conta com testes com três portadoras agregadas no LTE-Advanced (atualmente conta com duas frequências combinadas no serviço na Espanha).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!