Banda larga de 500 Mbps está nos planos da Vivo para 2013

A estratégia da Telefônica/Vivo de investir em fiber-to-the-home (FTTH) é uma das mais fortes no mercado brasileiro, e deverá se intensificar em breve. Segundo o diretor de fibra ótica da operadora, André Krieger, a empresa deverá expandir seu portfólio de ofertas de ultra banda larga até o final de 2013. "Os 500 Mbps que eu tenho e outras velocidades também vão estar disponíveis ao longo do ano com preços competitivos e para vender", disse ele durante apresentação na conferência e exposição FTTH 2013 nesta terça, 14, em São Paulo.

Notícias relacionadas
O executivo garante que há demanda para o serviço de 500 Mbps que ele usa atualmente e que está em fase de testes, afirmando que a velocidade máxima oferecida comercialmente hoje (de 200 Mbps) tem deixado clientes satisfeitos. "É para realmente vender e instalar", assegura. Apesar de Krieger não ter detalhado quais outros produtos, ele citou as possibilidades que apenas a fibra consegue dar, como a oferta de velocidade de 1 Gbps com preços agressivos que o Google tem testado em algumas poucas cidades nos Estados Unidos com o projeto Google Fiber. "E podemos dar upstream simétrico sem gastar um real a mais", afirma, valorizando as características do backhaul.

Como parte da estratégia da Telefônica/Vivo, a banda larga por FTTH oferece também a oportunidade de o consumidor adquirir pacotes do serviço de IPTV, que é a aposta da empresa para agregar mais valor aos clientes. "Só a fibra por uma rede totalmente IP dá a capacidade aos operadores de oferecerem serviços diferenciados como multistream, gravador e troca rápida de canais", declara.

Mas André Krieger reconhece que há uma taxa de clientes que acabam recusando a oferta por problemas técnicos. "Como todo startup, temos problemas, mas é importante saber como atacar os membros", diz. Ele explica que a Telefônica/Vivo tem realizado esforços para adequar os técnicos que fazem a instalação da fibra na casa do cliente. "Eles precisam ter conhecimento prévio em ADSL e computação, ficam 30 dias (assistindo aulas) com conhecimento teórico e prático para saber como a fibra funciona, como é o poste, a casa e a instalação de dutos. Aí ele faz a prova. Se não passar, volta para escolinha ou a empresa acha outro. Não dá para colocar um produto tão premium para o técnico chegar no cliente e fazer a coisa errada", justifica.

O objetivo da operadora é de chegar a 200 mil clientes conectados em FTTH até o final de 2013. Por enquanto, a área de foco continua concentrada na cidade de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!