A Livraria Saraiva lançou esta semana seu serviço de video-on-demand, conforme havia antecipado este noticiário em 14 de abril. Os usuários poderão alugar ou comprar vídeos pelo site www.saraiva.com.br/digital ou pelo aplicativo Saraiva Digital. "Acreditamos muito neste produto. É um mercado novo. No futuro, o consumidor vai consumir produto digital da mesma maneira que consome um DVD", afirma Marcílio Pousada, presidente da Livraria Saraiva, destacando que a empresa ainda pretende expandir os serviços digitais para as áreas de música e livros no futuro.
Para o lançamento do serviço, a Saraiva conta com um acervo ainda limitado a 500 títulos entre filmes, documentários e conteúdo infantil, material de seis estúdios (Warner, Paramount, Paris Filmes, Flashstar, Logon e Alfa Filmes). O objetivo é chegar a 2 mil títulos até o final do ano. Segundo Pousada, a meta é que o serviço digital tenha, em breve, um acervo maior do que o das lojas. "Temos certeza de que em breve todos os estúdios estarão com a gente. Não temos encontrado resistência porque nós temos objetivos em comum e o modelo está baseado em remuneração de toda a cadeia", explica. O lançamento dos filmes em VOD será definido com os estúdios, de acordo com o presidente da livraria. A ideia é aproximar-se o máximo possível do lançamento em home video.
Tecnologia
Na opção locação (com preços de R$ 3,90 a R$ 6,90), o vídeo contará com um prazo de 30 dias para ser assistido pela primeira vez. Depois disso, o consumidor terá mais 24h ou 48h, dependendo do filme, para assisti-lo, sem limites para repetição. Na opção compra (filmes a partir de R$ 9 e séries de TV e documentários com valores que variam de R$ 3,60 a R$ 4,60 por episódio), o cliente poderá assistir o filme em até três computadores, sem a necessidade de um novo download. Os conteúdos são protegidos por DRM (Digital Rights Management)