Câmara se antecipa e faz análise técnica do "novo PL 29"

A iniciativa da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal de apresentar formalmente um projeto retirando as barreiras da Lei do Cabo às concessionárias de telefonia fixa (PLS 182/2009) pegou de surpresa os deputados que há dois anos trabalham na organização do PL 29/2007, que trata do mesmo assunto. A Câmara dos Deputados tomou conhecimento nessa quarta-feira, 13, da proposta do Senado Federal, apresentada na última segunda, e começou a se mexer para evitar que o projeto dos senadores se sobreponha ao PL 29 e jogue por terra toda a articulação conduzida no período.
A primeira medida foi tomada na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) nesta quinta, 14. O presidente da comissão, deputado Eduardo Gomes (PSDB/TO), pediu ao deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB/CE) para preparar uma nota técnica sobre a proposta da CAE. A ação servirá como arma na CCTCI para manter a comissão atuante no debate em, ao menos, dois cenários hipotéticos.
O primeiro envolve o temor de que o PLS 182 avance rápido no Senado e chegue à Câmara antes mesmo de a comissão temática ter analisado definitivamente o PL 29. Essa hipótese geraria grande constrangimento à Câmara, na opinião de fontes que acompanham o debate sobre as novas regras para o serviço de TV por assinatura, e especialmente aos deputados mais atuantes nesta área, que há dois anos tentam fechar um acordo sobre o assunto sem sucesso.

Notícias relacionadas
O segundo cenário é ainda mais bombástico. A análise prévia da CCTCI também poderá servir para que a Câmara abrace a iniciativa do Senado, abandonando de uma vez por todas a polêmica proposta arquitetada no PL 29/2007. "Essa é uma possibilidade que pode ser considerada caso as negociações no PL 29 não avancem", confirma o deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB/CE), que irá relatar o projeto da Câmara quando o texto voltar à CCTCI.
Lustosa, porém, acredita que o PL 29 ainda possa chegar a um ponto pacífico entre os diversos segmentos afetados pela proposta. Vale lembrar que existe uma diferença fundamental entre o projeto da Câmara e o do Senado. Enquanto o primeiro avançou em assuntos mais sensíveis, inserindo um amplo debate sobre o mercado de produção audiovisual nacional, a proposta do Senado é extremamente enxuta e basicamente serve para revogar a Lei do Cabo, mantendo apenas os canais de acesso público. Em última análise, o embate entre os dois projetos pode ser resumido à manutenção ou ao abandono da discussão das cotas de veiculação de conteúdo nacional e independente, introduzidas no PL 29 pelo antigo relator na CCTCI, deputado licenciado Jorge Bittar (PT/RJ).
Dúvida regimental
Na Câmara, uma dúvida regimental também veio à tona. Ainda não se sabe com clareza se, ao chegar à Câmara dos Deputados, o PLS seria automaticamente apensado ao PL 29. Como a regra geral é que propostas originárias do Senado prevalecem sobre as proposições dos deputados, corre-se o risco de o PL 29 acabar sendo apensado ao PLS 182. "Não sabemos se o PLS, quando chegar na Câmara, encabeçaria todos os outros ou se seria o contrário", afirmou Lustosa.
Caso parecido ocorreu com a nova Lei do Fust, relatada por Lustosa, onde o projeto vindo do Senado se tornou a principal matéria de análise dos deputados. Em princípio, o mesmo não deverá acontecer com o PL 29. Isso porque o regimento define que, quando o projeto já foi votado por alguma comissão (caso do PL29), ele encabeça as análises e todos os demais, inclusive do Senado, são apensados a ele. A consultoria legislativa, no entanto, não tem plena segurança de que a regra será aplicada na chegada do PLS 182.
Trabalho articulado
Vencido o susto, os deputados acreditam ser possível retomar o trabalho conjunto com o Senado e estancar a possibilidade de que o PLS se imponha sobre os debates na Câmara. Pesa a favor dessa postura otimista o fato de que os principais articuladores da tramitação do PLS serem do mesmo partido do presidente da CCTCI, o PSDB. No momento, as negociações se centralizam em torno do presidente da CCT, senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) e do relator Sérgio Guerra.
"A grande preocupação não é qual proposta terá prioridade. É evitar que as Casas façam um trabalho divergente, o que aumentaria o trabalho para os dois lados", explicou Lustosa. "O que queremos é regulamentar essa questão, porque como está não dá mais. Mas tendo a atenção de valorizar o trabalho que já foi feito nas negociações do PL 29", completou, ressaltando a premência de se revisar a Lei do Cabo. Lustosa pretende apresentar sua nota técnica sobre o PLS 182 na próxima quarta-feira, 20, e também tem se movimentado para apressar o encaminhamento do PL 29 à CCTCI.
O deputado conversou com o atual relator do PL 29 na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), Vital do Rêgo Filho (PMDB/PB), sobre a necessidade de agilizar a retomada da tramitação da proposta agora que o Senado Federal aderiu aos debates sobre o tema. Rêgo Filho teria se comprometido com o colega de partido a divulgar rapidamente seu parecer sobre o PL 29, que deverá tocar nos temas polêmicos da proposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!