Senador defende análise separada do audiovisual

Mesmo que o PL 29/2007, que cria regras para o mercado de TV por assinatura e para o audiovisual, consiga passar pela Câmara dos Deputados com consenso entre os partidos, o Senado Federal dá sinais de que algumas polêmicas atuais podem ser reavivadas quando a matéria chegar à Casa. Responsável por um pedido para que o deputado-relator Jorge Bittar (PT/RJ) apresentasse sua proposta também no Senado, o senador Antônio Carlos Júnior (DEM/BA) criticou a possibilidade de contaminação do texto com a entrada de temas relativos ao audiovisual.
"A nossa grande preocupação é a não invasão de assuntos do projeto que trata de comunicação nessa proposta", declarou o senador. O projeto de comunicação citado pelo parlamentar seria a iniciativa para a criação de uma Lei de Comunicação Eletrônica de Massa. A declaração de Antônio Carlos Júnior foi feita na presença de Bittar, logo após a apresentação realizada nesta quarta-feira, 14, para o grupo de trabalho ligado à Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado montado exatamente para debater a modernização das regras no setor de telecomunicações.
O senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) evitou entrar na polêmica sobre a separação do audiovisual do corpo do PL 29. Após fazer várias ressalvas de que a intenção do grupo de trabalho é continuar melhorando a iniciativa em debate na Câmara (e não fazer um projeto paralelo), Ribeiro ponderou que o tema ainda precisa ser melhor discutido. "Acho que temos que aprofundar a discussão e buscar o que é melhor para o Brasil", afirmou.

Notícias relacionadas

Câmara dos Deputados

Separar ou não as regras para o audiovisual do restante da proposta do PL 29 é motivo de dúvidas inclusive na Câmara dos Deputados. O deputado Júlio Semeghini (PSDB/SP), que participou do debate no Senado, mostrou-se indeciso sobre o tema ao admitir que o projeto é muito amplo, mas que foi construído depois de muitas negociações com o setor. Para Semeghini, essa amplitude da proposta é a "grande dificuldade" para a formação de consenso sobre o texto.
Semeghini será um dos encarregados, junto com o deputado Paulo Bornhausen (DEM/SC), de simplificar ou reduzir a proposta de Bittar durante a análise das subcomissões da Comissão de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá na terça-feira da próxima semana. A falta de acordo entre os setores atingidos pelo PL 29 tem dado novos contornos às questões partidárias dentro da CCTCI e, desta vez, a posição política dos deputados pode ganhar relevância.
O PSDB tem se articulado mais intensamente sobre as polêmicas que envolvem o projeto e pretende traçar uma estratégia para organizar a "limpeza" dos temas polêmicos da proposta. Um encontro entre os principais deputados do partido na CCTCI já foi agendado para antes da grande reunião entre as subcomissões. Nessa sexta-feira, 16, os deputados Júlio Semeghini, Gustavo Fruet (PSDB/PR) e Emanuel Fernandes (PSDB/SP) sentarão para definir suas posições sobre o projeto.
Fruet e Emanuel há tempos têm se posicionado contrariamente a inclusão de temas referentes ao audiovisual em um projeto originalmente criado para criar parâmetros apenas para a entrada das teles no mercado da TV por assinatura. A dúvida que paira dentro do próprio grupo é se realmente é necessário separar tão radicalmente a infra-estrutura do conteúdo, ainda mais depois das negociações conduzidas por Bittar. Nem mesmo a retirada do sistema de cotas é consenso entre os parlamentares, que admitem que a iniciativa pode permanecer no texto final acordado entre os partidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!