Parcerias entre telecom e streaming perdem terreno em 2025

Henrique Rodrigues, da BB Media. Foto: Marcos Mesquita

Numericamente, as parcerias entre operadoras de telecom e plataformas de streaming diminuíram no mercado brasileiro na comparação de 2025 com o ano passado: elas são 58% das alianças da cadeia, contra 65% identificados em 2024.

Os dados fazem parte de levantamento da BB Media apresentado nesta segunda-feira, 14, durante o evento Brasil Streaming – promovido por TELETIME e Tela Viva em São Paulo. Segundo o country manager no Brasil da empresa de pesquisas, Henrique Rodrigues, a razão para a queda é uma "reacomodação" do mercado após o boom de parcerias entre teles e streamings visto em 2023 e 2024.

Ao mesmo tempo, parcerias entre as próprias plataformas de vídeo estão crescendo (27% este ano contra 23% no ano passado). Outros segmentos como e-commerce e outros serviços também fazem parte do jogo.

Notícias relacionadas

Já no caso das operadoras de telecom, o movimento de queda estaria relacionado sobretudo com o fim de parcerias nas empresas de menor porte, notou Rodrigues. Vale notar que a dinâmica ocorre no mesmo momento em que o mercado de banda larga atravessa momento mais desafiador que o vivenciado em anos anteriores, marcado por pressão nos custos e competição acirrada por clientes.

Cases

Durante o Brasil Streaming, contudo, operadoras de telecom que seguem apostando no streaming revelaram espaço para diferentes estratégias.

Desafio da agregação de streamings está na comunicação

A Alloha, por exemplo, tem focado em viabilizar a contratação avulsa dos serviços de streaming por meio de seu marketplace. Já a Vero tem se posicionado como um hub de conteúdo – inclusive com lançamento recente do Vero Vídeo, uma TV por streaming remodelada, com opções de empacotamento segmentadas por conteúdo e uma estratégia de "superbundles", com a oferta de muitos conteúdos como parte dos pacotes, parecida com a a da Claro TV+.

Já a Claro – maior operadora de telecom no segmento – conta com um arco amplo de parcerias com plataformas. A empresa tem interesse de ampliar ainda mais sua oferta de distribuição de conteúdo via streaming e vê o menor custo de aquisição de clientes e um churn (evasão) de assinantes reduzido como vantagens oferecidas pelas teles para eventuais parceiros de vídeo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!