Numericamente, as parcerias entre operadoras de telecom e plataformas de streaming diminuíram no mercado brasileiro na comparação de 2025 com o ano passado: elas são 58% das alianças da cadeia, contra 65% identificados em 2024.
Os dados fazem parte de levantamento da BB Media apresentado nesta segunda-feira, 14, durante o evento Brasil Streaming – promovido por TELETIME e Tela Viva em São Paulo. Segundo o country manager no Brasil da empresa de pesquisas, Henrique Rodrigues, a razão para a queda é uma "reacomodação" do mercado após o boom de parcerias entre teles e streamings visto em 2023 e 2024.
Ao mesmo tempo, parcerias entre as próprias plataformas de vídeo estão crescendo (27% este ano contra 23% no ano passado). Outros segmentos como e-commerce e outros serviços também fazem parte do jogo.
Já no caso das operadoras de telecom, o movimento de queda estaria relacionado sobretudo com o fim de parcerias nas empresas de menor porte, notou Rodrigues. Vale notar que a dinâmica ocorre no mesmo momento em que o mercado de banda larga atravessa momento mais desafiador que o vivenciado em anos anteriores, marcado por pressão nos custos e competição acirrada por clientes.
Cases
Durante o Brasil Streaming, contudo, operadoras de telecom que seguem apostando no streaming revelaram espaço para diferentes estratégias.
A Alloha, por exemplo, tem focado em viabilizar a contratação avulsa dos serviços de streaming por meio de seu marketplace. Já a Vero tem se posicionado como um hub de conteúdo – inclusive com lançamento recente do Vero Vídeo, uma TV por streaming remodelada, com opções de empacotamento segmentadas por conteúdo e uma estratégia de "superbundles", com a oferta de muitos conteúdos como parte dos pacotes, parecida com a a da Claro TV+.
Já a Claro – maior operadora de telecom no segmento – conta com um arco amplo de parcerias com plataformas. A empresa tem interesse de ampliar ainda mais sua oferta de distribuição de conteúdo via streaming e vê o menor custo de aquisição de clientes e um churn (evasão) de assinantes reduzido como vantagens oferecidas pelas teles para eventuais parceiros de vídeo.