Anatel e UFG buscam ferramenta com blockchain contra fake news

A Anatel firmou parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para a realização de uma pesquisa acadêmica que consiste na criação de uma solução em blockchain para identificação descentralizada de notícias falsas (Fake News). Segundo o presidente da agência, Carlos Baigorri, a pesquisa está sendo comandada pelo Centro de Altos Estudos em Telecomunicações do órgão, que tem à frente o conselheiro Alexandre Freire.

A ideia, disse Baigorri, é que a universidade elabore uma prova de conceito que seja colocada em testes para detectar, de maneira descentralizada, o que seria desinformação. O prazo para essa pesquisa ser realizada é de 12 meses. "Esta seria uma forma de sair da lógica de se ter uma autoridade única dando aquele 'carimbo' sobre o que é fake news ou não. Dessa forma, temos uma estrutura descentralizada, uma solução com uma comunidade multissetorial, e ela coloca uma flag [sinalização] no que é potencialmente uma fake news", disse Carlos Baigorri no evento organizado pelo Legal Grounds Institute, que aconteceu nesta sexta-feira, 14.

"Se ficarmos nesse dilema, sobre quem é o dono da verdade, não encontraremos a solução. Nós não acreditamos em uma entidade centralizada. Acreditamos em modelos descentralizados para cuidar desse assunto", prosseguiu o presidente da Anatel.

Notícias relacionadas

Blockchain é um sistema digital descentralizado, distribuído e público usado para registrar transações em muitos computadores, de modo que o registro não possa ser alterado retroativamente sem a alteração de todos os blocos subsequentes e o consenso da rede.

Confira aqui a íntegra do debate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!