TIM Live inclui roteador WiFi 6 na Internet fixa de 1 Gbps

Foto: The Connected Shop/ https://theconnectedshop.com

A TIM Live passará a oferecer no plano de 1 Gbps da fibra até a residência (FTTH) um modem de alta capacidade no padrão WiFi 6 (802.11ax). Segundo a operadora comunicou nesta quinta-feira, 14, esses equipamentos com função de roteador deverão estar disponíveis para outros planos de velocidade da banda larga fixa da empresa. 

O padrão adotado pela TIM ainda não é o WiFi 6E, que utiliza a faixa de 6 GHz (por isso o "E" de "Extended"). Apesar de a Anatel já ter liberado o uso do espectro não licenciado, ainda há poucos equipamentos homologados e disponíveis no mercado brasileiro (o que teria motivado alguns membros da agência a pensar em reconsiderar a decisão). De toda a forma, o WiFi 6 traz as mesmas características, mas sem o acesso à capacidade extra com mais frequências disponíveis.

Conforme declarou a TIM no comunicado, a inclusão do modem com WiFi 6 visa atender a uma "demanda de mercado cada vez mais crescente por casas conectadas e inteligentes". Com o padrão, é possível oferecer cobertura até 40% melhor e velocidades maiores (segundo a operadora, comparando com outros padrões de WiFi). Ou seja, a ideia é entregar na rede sem fio da casa a experiência mais próxima à da rede cabeada. 

Notícias relacionadas

Também há ganhos com possibilidade de mais dispositivos conectados sem perda de velocidade e "qualidade de transmissão", com menos perdas de pacotes e latências mais baixas. A tele cita ainda mais segurança com criptografia mais robusta (WPA3), menor consumo de energia e redução de interferências entre aparelhos. Os roteadores com WiFi 6 da operadora também trazem troca inteligente de bandas (band steering) nas faixas de 2,4 GHz e 5 GHz.

Conforme a ficha técnica da TIM, os roteadores permitem taxa de transferência de até 3,2 Gbps, com porta ethernet de 2,5 Gbps. O modem é um CPE Sagemcom F@ST 5670. Destaca-se que o WiFi é compatível com tecnologias anteriores – ou seja, pode ser utilizado mesmo com smartphones ou computadores compatíveis com os padrões mais comuns, como 802.11ac ou mesmo o 802.11n.  

2 COMENTÁRIOS

  1. Prezados, ao solicitar o modem CPE Sagemcom F@ST 5670, fora informado pela Tim de que não procede tal informação, existe alguma formalização da matéria divulgada para que eu possa exigir da empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!