Conectar escolas passa por parcerias, diz especialista

Foto: Pixabay

No último evento Educação Conectada, realizado pela TELETIME, o presidente da Education SuperHighway, Evan Marwell, falou sobre a experiência e desafio de conectar 100% das escolas nos EUA. O exemplo norte-americano é relevante não apenas pelos resultados, mas pelo modelo, que envolveu recursos públicos, a atuação das operadoras de telecomunicações e a coordenação de entidades como a Education SuperHighway, fazendo o trabalho de identificação dos problemas de conectividade e convencendo os provedores a desenvolverem produtos adequados para escolas dentro dos recursos disponíveis.

O resultado foi um salto em oito anos de uma conectividade em escolas da ordem de 10% para 99,7%, com a velocidade média passando de 100 kbps por aluno para 1 Mbps. Também os fundos públicos se ampliaram para custear esses serviços, de US$ 1,4 bilhão para mais de US$ 4 bilhões hoje, se tornando uma iniciativa de caráter público que passou a ter atratividade comercial para as operadoras. 

Hoje, o projeto Education SuperHighway já está numa segunda fase, focado em conectar alunos fora da sala de aula. Para Evan Marwell, o Brasil tem uma grande oportunidade de trilhar um caminho semelhante.  Ele explica o que foi feito:

Notícias relacionadas

"o primeiro problema era conhecimento, e o segundo era identificar onde o problema estava, conseguir descobrir que escolas precisavam de melhorias, e de quais atualizações elas precisariam. Algumas escolas tinham fibra, mas não tinham um bom wifi. Outras tinham fibra, mas não tinham acesso o suficiente, e assim por diante, então nós tínhamos que identificar isso. O terceiro problema era um déficit de conhecimento técnico nas próprias escolas, eles não sabiam o que fazer, não sabiam de quem deveriam comprar, o que comprar, não sabiam como proceder a respeito disso, assim nós fomos resolver esse problema. O quarto problema é que nós não estávamos usando de maneira apropriada os fundos que o governo estava disponibilizando", diz Marwell.

"Nós estávamos gastando quase 40% desses fundos em serviços de telefone ao  invés de acesso à internet, porque quando os fundos foram criados primeiramente, para ficar online é preciso estabelecer um diálogo. Nós tivemos que mudar isso e fazer várias alterações na política. Então se olharmos o que fizemos para corrigir o problema, a primeira coisa foi coletar dados de todas as escolas, o que elas tinham e o que precisavam. A segunda coisa foi alinhar a política, para que os fundos fossem direcionados para o lugar certo e a coisa certa. E a terceira coisa que fizemos foi tornar fácil para as escolas implantarem as melhorias, e isso fizemos criando uma parceria público-privada com provedores de serviços de internet. Essa era uma ótima oportunidade de negócios para eles, por causa de todo o fundo do governo que estava disponível, e eles não sabiam como se conectar com as escolas e nem como negociar as coisas certas, então no fim das contas esse foi um dos papeis mais importantes que cumprimos, pois ajudamos a estabelecer a ponte entre provedores de internet e as escolas", explica o executivo.

Segundo ele, é preciso primeiro existir uma parceria público-privada. "As escolas não conseguem resolver o problema sozinhas, as associações não lucrativas também não, nem o governo ou os provedores de internet. Todos eles precisam se juntar e todos têm um papel importante a desempenhar", diz o executivo. A segunda coisa, diz ele, é que transparência de informação: "é algo crítico, se não soubermos quem precisa de melhorias, não vamos chegar lá, se não soubermos o quanto as coisas deveriam custar, não vamos conseguir que as escolas tenham a banda que elas precisam, transparência é importante. E a terceira coisa é que nós realmente temos que entender que as escolas precisam de ajuda, elas não sabem o que estão fazendo e não tem os recursos internos para gerenciar os processos e lidar com a parte tecnológica", ponderou.

A íntegra da entrevista está disponível no TELETIME Live.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!