Em respostas a TELETIME, Oi traz mais detalhes sobre acordo com BTG na InfraCo e planos futuros

Durante a conferência com analistas realizada esta semana para a divulgação dos termos finais com o BTG para a compra de participação na InfraCo, apenas analistas de mercado puderam questionar a companhia. TELETIME encaminhou então, por escrito, algumas questões que considera relevantes e que não foram completamente esclarecidas na conferência, e a Oi, por meio de sua assessoria de imprensa, deu as respostas, também por escrito. 

A companhia ressalta, nesta entrevista, que uma eventual oferta concorrente no processo de leilão judicial (previsto para acontecer em meados do ano, após a submissão do acordo do BTG ao Juiz da Recuperação Judicial) terá que seguir as mesmas condições já colocadas no acordo com o BTG.

Diz ainda que o fluxo de receitas da ClientCo para a InfraCo será significativamente maior do que no sentido contrário. Note-se que nas respostas, a empresa não mencionou se neste fluxo estão previstos os pagamentos à Serede, empresa do grupo Oi que permanecerá ligada à ClientCo e que fará todo o planejamento e construção das novas redes da InfraCo.

Notícias relacionadas

Outro ponto importante destacado na entrevista é o papel que o recém aprovado Regulamento de Continuidade da Concessão, e as definições ali trazidas, tiveram no desenho de partes importantes da estratégia, como a segregação dos bens reversíveis, os acordos de cessão de diretos de passagem para a InfraCo e a inclusão dos dutos de passagem da Oi como parte da estrutura da InfraCo, e não da ClientCo, onde ficará a concessão da empresa. 

Por fim, a Oi ainda indica estar trabalhando na negociação por uma proposta pela unidade de TV, que está ofertada a um preço simbólico de R$ 20 milhões, mas que tem pesadas obrigações financeiras com os fornecedores atuais de programação e satélite. Desde que anunciou a criação da TVCo e a inclusão da unidade no plano de recuperação, a empresa não deu mais nenhum indicativo sobre o sucesso ou não na busca por um interessado.

TELETIME – De que maneira a oferta do BTG é diferente (e melhor) em comparação a outras ofertas recebidas pela InfraCo? Vocês ainda esperam uma segunda oferta no leilão e, caso aconteça, esta segunda oferta teria que cumprir as mesmas obrigações inter-company estabelecidas no acordo com o BTG? 

Oi (via assessoria) – As ofertas recebidas tiveram como principal critério de diferenciação o EV da InfraCo (além da verificação da conformidade das mesmas com as regras do aditamento do plano de recuperação judicial), e foi por esse critério que a do BTG foi escolhida para a negociação em exclusividade. Os principais termos e condições financeiras básicas das relações comerciais entre InfraCo e o grupo Oi fizeram parte das informações financeiras disponibilizadas durante o processo competitivo para a concessão do Right to Top, de forma que todos os participantes trabalharam com as mesmas informações.

Da mesma forma, quaisquer outras propostas a serem recebidas no âmbito do processo competitivo judicial deverão se basear nos mesmos parâmetros para manter a comparabilidade entre elas. Quanto ao endividamento líquido no fechamento, para determinação do valor por 100% das ações de InfraCo, o mesmo não é utilizado (e nem deve ser) como fator de comparação entre as propostas, as quais devem ser comparadas com base no valor da firma (EV – Enterprise Value). Isso porque, como é praxe em processos de M&A, o valor a ser pago pelas ações será ajustado para cima ou para baixo dependendo do endividamento líquido da InfraCo efetivo na data de fechamento.

Qual a previsão de receitas geradas pela ClientCo para a InfraCo por serviços e capacidades contratadas, e, da mesma forma, qual a expectativa de receitas da InfraCo para a ClientCo pelos serviços e capacidades contratadas? 

No fim de 2020 a Oi já tinha mais de 2 milhões de clientes de FTTH e desde então continua crescendo em ritmo acelerado. Todos esses clientes usam e usarão a infraestrutura da InfraCo, e a ClientCo paga e continuará pagando por isso. Além disso, a Oi continua com seu business B2B (a Oi Soluções), o qual também se utiliza de infraestrutura transferida e futuramente a ser expandida pela InfraCo. Os parâmetros de compartilhamento do valor desses negócios entre ClientCo e InfraCo estão em linha com diversos outros exemplos internacionais de segregação estrutural e garantem margens e rentabilidade adequadas em ambas as atividades.

Em relação aos fluxos de receita entre InfraCo e ClientCo, eles são menos estratégicos e limitados a serviços acessórios tais como collocation de equipamentos, compartilhamentos de serviços administrativos etc. Os valores não são significativos para o plano estratégico da ClientCo. O grande benefício financeiro para a ClientCo na segregação estrutural vem do fato dos recursos obtidos no fechamento da transação, associado à transferência para a InfraCo da maior parte dos custos futuros de expansão da infraestrutura, assim como da perspectiva de significativa valorização da participação acionária remanescente da Oi na InfraCo.

Com a migração de concessão para autorização (no serviço de STFC), a Oi deve receber obrigações de infraestrutura de banda larga. Esta infraestrutura será um ativo da InfraCo ou da ClientCo? Como a Oi poderá assegurar capacidade técnica e financeira para garantir a construção e cumprimento destas obrigações? A mesma pergunta se coloca às obrigações do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU).

A Oi tem como objetivo buscar a migração da concessão através da adaptação de regime para autorização, a depender das condições que sejam estabelecidas para esse caminho. Caso isso ocorra, as obrigações de migração deverão ser cumpridas pela ClientCo, que contratará as facilidades necessárias junto à InfraCo (e que em caso de migração permaneceriam sob a propriedade da InfraCo), ou mesmo a ClientCo tomará decisões de investimento separadas caso isso faça sentido. No caso de obrigações do PGMU, os investimentos serão necessários apenas se não houver adaptação, mas a lógica seria fundamentalmente a mesma, havendo, a princípio, contratação dos serviços da InfraCo para o seu cumprimento, enquanto empresa integrante de seu grupo econômico, ou decisões de investimento em separado. Ambas as empresas possuem expertise e capacidade técnica e econômica necessárias para fazer frente às suas respectivas obrigações, e é importante lembrar que a Oi manterá a sua capacidade técnica operacional referente à operação da concessão mesmo após a conclusão da transação.

Os dutos estão sendo considerados bens reversíveis? Se não, qual o percentual que está sendo alocado para os negócios de telefonia e ADSL da ClientCo?

Na forma do Regulamento de Continuidade recém aprovado pela Anatel, a Oi possui dutos qualificados como reversíveis, quando considerados essenciais para a prestação do STFC. Ao final da concessão, tais ativos serão disponibilizados para a União ou prestadora por ela designada, mediante contrato, na proporção de sua utilização para o STFC prestado no regime público, em linha com o novo Regulamento de Continuidade, não prejudicando sua utilização por outros serviços, em linha com o tratamento dado para todos os ativos compartilhados com outros serviços.

Em relação aos direitos de passagem que a ClientCo dispõe atualmente, especialmente os direitos de uso de postes, como garantir que a InfraCo poderá se beneficiar destes contratos? E o que acontece com estes contratos de postes se reverterem à União com a concessão, em 2025?

A InfraCo será uma coligada da Oi e como tal integrará o mesmo grupo empresarial. No caso dos contratos com cláusula de sub-rogação à Anatel, ao final da concessão, a parcela dos contratos correspondente à capacidade essencial para a prestação do STFC será repassada à União ou empresa por ela designada. Como o STFC ocupa apenas uma parcela pequena da capacidade de transmissão instalada em cada poste, nesses casos haverá a garantia da cessão do direito de uso necessária para manter a continuidade do serviço, na forma do RCON (Regulamento de Continuidade da Concessão), o que não impactará os contratos, em linha com o tratamento devido dado a todos os ativos compartilhados.

Quais as expectativas em relação à UPI TVCo? Houve algum interesse ou já é certo que ela permanecerá dentro do negócio da ClientCo? 

O processo de avaliação de interesse na UPI TVCo para uma eventual concessão de Right to Top em processo competitivo judicial ainda está em andamento. A companhia já havia mencionado que era o processo que tinha iniciado por último e que estava em estágio de maturidade inferior aos demais. Assim que a companhia finalizar o processo informará ao mercado de suas conclusões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!