Telebras adia assembleias e aprova homologação de aumento de capital

A Telebras decidiu adiar a data da realização das assembleias gerais ordinária (AGO) e extraordinária (AGE). As reuniões iriam acontecer nesta quarta-feira, 15, mas foram adiadas ainda indefinidamente por conta da pandemia do coronavírus – uma nova data deverá ser divulgada "o mais breve possível e no prazo legal", segundo a empresa. Com isso, o conselho da companhia também decidiu aprovar, ad referendum da realização das assembleias, a homologação do aumento de capital de R$ 1,512 bilhão.

Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta terça-feira, 14, a estatal explica que a Portaria nº 7.957 do Ministério da Economia (publicada no dia 19 de março) determina que o representante do acionista controlador participe das assembleias exclusivamente por meio do sistema eletrônico enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública. A acionista controladora da Telebras é a União. Neste caso, a portaria determina que a representação da União nas assembleias gerais das sociedades de economia mista deverá ser exclusivamente a distância. 

A empresa cita ainda a Medida Provisória nº 931/2020, que permite ao conselho deliberar ad referendum assuntos urgentes e adiar a realização da AGO por sete meses após o término do exercício social. Assim, além de cancelar as reuniões da quarta-feira, a Telebras também decidiu prorrogar o mandato dos conselheiros e da diretoria executiva até a possibilidade de realizar as assembleias. Por conta da mesma MP, a empresa também aprovou, ad referendum da assembleia geral, a homologação da operação de aumento de capital e consequente alteração no estatuto social. 

Notícias relacionadas

Inicialmente, a convocação da AGO e da AGE previam a utilização do boletim de voto a distância, mas não a utilização do sistema eletrônico conforme institui a Instrução CVM nº 481, artigo 21-C, II. "A Companhia irá buscar os meios adequados para realizar o mais breve possível e no prazo legal os novos editais de convocação para realização das assembleias. Manteremos informados seus acionistas, o mercado e o público em geral acerca do fato relevante acima relatado."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!