Brasil tem menos da metade do total de espectro recomendado pela UIT

Com um total de 542 MHz, as operadoras móveis brasileiras têm apenas 41,7% do total de espectro sugerido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), segundo aponta a associação setorial 5G Americas. A sugestão da UIT para 2015 era de 1.300 MHz destinados ao serviço móvel, aumentando para 1.720 MHz em 2020 – com a capacidade atual, o Brasil ficaria com menos de um terço (31,51%) desse total proposto.

Durante seminário online nesta quinta-feira, 14, o diretor para América Latina e Caribe da 5G Americas, José Otero, destacou ainda que não basta destinar as frequências: é preciso disponibiliza-las para uso comercial também. "Não se trata somente de alcançar o espectro (sugerido pela UIT); quase nada pode ser utilizado de imediato", afirma, citando a demora para as operadoras brasileiras poderem usar a faixa de 700 MHz.

Na opinião de Otero, mesmo o uso do refarming, como a TIM tem promovido com a faixa de 1,8 GHz ao migrar clientes do GSM para o LTE (além de atualizações nas estações radiobase), não chega a compensar a deficiência da quantidade da infraestrutura disponível. "O refarming não resolve a necessidade por mais espectro, apenas faz um uso mais eficiente do quanto as operadoras já possuem", declarou ele a este noticiário. "Algo similar será observado com a chegada da agregação de portadoras", ressalta, referindo-se ao LTE-Advanced, que usa blocos diferentes do espectro de forma combinada.

Notícias relacionadas

A entidade ressalta ainda que a América Latina tem problemas por não ter harmonização de espectro. "Todos os países têm alocação muito distinta, e isso impacta a economia de escala dos aparelhos. Se tivessem a mesma (alocação), seria muito mais barato", afirma Otero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!