TIM destaca a importância da Intelig para reforçar sua rede própria

Ao falar sobre a evolução das suas redes de backhaul e backbone, a TIM acabou deixando ainda mais clara a importância que a aquisição da Intelig teve para a estratégia competitiva da empresa. A operadora participou nesta terça, 13, do 1º Seminário TELETIME Tecnologia de Redes, em São Paulo. Janilson Bezerra, gerente sênior de inovação tecnológica da operadora, lembrou que em 2008 mais de 50% da capacidade de backhaul da TIM era contratada das incumbents e que a operadora era um dos grandes clientes de links E1 no Brasil. "Hoje a nossa estratégia é construir um backhaul próprio, inclusive para nos tornarmos provedores de capacidade no atacado, o que já está acontecendo", explica o executivo. A compra da rede da Intelig foi fundamental para essa estratégia, que inclui a construção de uma rede única e convergente. A TIM não diz qual o percentual de sua rede backhaul que hoje está sendo contratada das incumbents, mas ressalta que é um número menor que o de 2008 e que está diminuindo, acompanhando o fim dos contratos.
Para Janilson Bezerra, a necessidade de backhaul por parte das operadoras de telecomunicações em geral, e das operadoras de celular especificamente, é uma oportunidade para empresas que queriam implementar essa infraestrutura no volume e com a capilaridade necessárias. "O modelo de parcerias e compartilhamento é muito importante", disse. Mas para a TIM, os modelos de negócio precisam mudar. "Não podemos mais praticar o modelo baseado em links E1 estruturados", afirmou Bezerra.
Ele explica que hoje os sites já precisam de conectividade de 2 Mbps a 16 Mbps, e com a ampliação do tráfego de dados esses números devem se multiplicar várias vezes, inviabilizando o modelo de contratação de link no modelo atual.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!