Claro muda modelo de cobrança da banda larga móvel

A Claro alterou o modelo de cobrança do serviço de banda larga móvel, em que os pacotes de acesso 3G eram segmentados por velocidade e com tráfego ilimitado de dados. A nova modalidade passará a cobrar o usuário pela quantidade de dados trafegados.
De acordo com a diretora de serviços de valor adicionado e roaming da Claro, Fiamma Zarife, a segmentação de pacotes por velocidade e dados ilimitados quando do lançamento da oferta de banda larga 3G foi uma estratégia acertada de aprendizagem. "A estratégia cumpriu seu papel, mas agora a tendência mundial para uma utilização mais justa da rede são planos com tráfego de dados limitados", observa.
Segundo ela, toda a base de assinantes 3G da Claro tem pacotes de dados ilimitados, mas a partir de agora esses pacotes deixarão de ser comercializados. "Cerca de 85% dos nossos clientes 3G trafegam menos de 3 GB de dados, mas tem cliente que sozinho usa 30 GB, 40 GB. Com isso, o tráfego de dados na nossa rede 3G já entrou na casa dos Petabytes (cerca de 1 mil Terabytes) ao mês e esses novos planos devem nos ajudar a controlar melhor o uso de nossa rede", detalha Fiamma. Os novos planos de dados da Claro vão de 50 MB a 5 GB.

Notícias relacionadas
Outro dado interessante é a mudança na composição da receita dos serviços de valor adicionado (SVA). De acordo com Fiamma, a receita de conectividade 3G – via minimodems ou através do próprio celular – já ultrapassou a receita oriunda de SMS, e a participação dos serviços de SMS, que durante muito tempo ultrapassava os 50% da receita de SVA, agora já é menos da metade dessa receita.
Novos SVAs
Ringback tone
A Claro prepara ainda mais novidades em serviços de valor adicionado. Em maio deve ser finalmente lançado o Hit Chamada, serviço de ringback tones para personalização do toque de espera de chamada. "Demoramos um pouco para lançar o serviço porque a implementação do sistema é complexa. Tivemos que espalhar servidores com URAs de acordo com a arquitetura de nossa rede", comenta Fiamma. A expectativa da diretora da Claro é de que o serviço tenha grande penetração em sua base de usuários já que música é o carro-chefe dentre os conteúdos oferecidos pela operadora e o serviço é compatível com qualquer tipo de aparelho celular.
Também para maio está programado o lançamento do serviço de compra de ingressos da rede Cinemark direto pelo celular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!