Plínio de Aguiar diz que informe sobre multas foi uma "indisciplina"

O conselheiro da Anatel Plínio de Aguiar Júnior não poupou críticas ao informe produzido pela Superintendência de Serviços Públicos sobre as multas aplicadas às concessionárias. O informe constata indícios de falta de razoabilidade no valor das sanções, o que poderia ferir o equilíbrio econômico-financeiro das empresas. A iniciativa da área técnica provocou uma representação do Ministério Público ao Tribunal de Contas da União contra a agência.
Aguiar Júnior reagiu com indignação ao ser questionado sobre o assunto. "Eu não aceito esse informe. Houve uma indisciplina", afirma. Plínio de Aguiar ainda qualificou a atitude da SPB como um "desserviço" à Anatel, uma vez que o documento pode servir de argumento para as concessionárias para tentarem reduzir ou anular as multas já aplicadas. "Não entendo como a mesma área que aplica as multas pode dizer que elas estão altas. Essa área prestou um desserviço à Anatel", protesta o conselheiro.
Em entrevista a este noticiário na semana passada, o superintendente de serviços público da agência, Gilberto Alves, esclareceu o contexto em que o informe foi produzido. Segundo ele, no ano passado foram implantadas mudanças na sistemática de análise dos Procedimentos de Apuração por Descumprimento de Obrigações (Pados), o que reduziu drasticamente o período de instrução dos processos. O resultado desse aumento da eficiência é que processos que seriam concluídos nos próximos três anos foram concluídos em 2008. Em função disso, a área técnica produziu o informe, que aponta falta de razoabilidade nas multas aplicadas pela agência. O problema é que o informe foi incluído nos processos contra as empresas e, assim, tornou-se um documento público. O conselheiro foi ouvido em seminário promovido pela Momento Editorial que discutiu a banda larga, em São Paulo.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!