Operadoras de TV paga acreditam em entrega não-linear de conteúdos

Segundo Virgílio Amaral, diretor de tecnologia da TVA/Telefônica, uma das principais constatações da operadora depois do início dos serviços de video-on-demand sobre a plataforma TVA Xtream (que utiliza uma rede de fibra óptica até a residência do usuário) foi a complexidade do gerenciamento do serviço. "São milhares de títulos que precisam ser organizados, apresentados ao usuário e armazenados", disse o executivo.
Ele acredita, contudo, que a oferta de conteúdos de maneira não-linear será fundamental para empresas de TV por assinatura. No entanto, diz Virgílio Amaral, existe um grande desafio que é a forma de negociação dos conteúdos com os programadores. "Por isso eu acredito que toda essa polêmica envolvendo conteúdos na Internet, o Terra, a Net, todos nós, isso será bom para mostrar aos programadores que existem formas alternativas de distribuição, e isso reduzirá os custos do conteúdo". A TVA está conversando com produtores de conteúdos e emissoras de TV (e encontrando muita resistência) para viabilizar o modelo de network-VOD, em que conteúdos exibidos em um determinado horário (por exemplo, durante o período da noite) são armazenados no headend para serem recuperados posteriormente pelo assinante, com uma pequena diferença de horário, caso ele não consiga acompanhar a programação ao vivo.
Márcio Carvalho, diretor de produtos e serviços da Net, lembra que todo esse movimento de conteúdos na Internet foi criado pela banda larga. "A banda larga que a gente entrega é o que está popularizando o consumo de vídeo na web. Na verdade, o vídeo é a killer application da banda larga". A Net acredita que conteúdos oferecidos de maneira não-linear serão importantes para o crescimento das operadoras de TV paga, mas lembrou que os próximos passos das operadoras é pensar na alta definição, na qualidade de serviço e na diversidade de plataformas como maneira de encontrar um diferencial em relação à Internet.

Notícias relacionadas
Os executivos participaram do Congresso TV 2.0, realizado nesta terça, 14, pela Converge Comunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!