Conselheiro da Anatel quer toda a faixa de 2,5 GHz para SMP

O conselheiro da Anatel Plínio de Aguiar Júnior revelou nesta terça-feira, 14, sua opinião sobre o futuro da faixa de 2,5 GHz, atualmente alvo de grande interesses por parte de operadoras de celular e operadoras de MMDS. As celulares querem a faixa para futuros serviços de WiMax, e as empresas de MMDS, que já ocupam a porção do espectro, querem a preservação dos seus direitos, para no futuro poderem oferecer serviços de banda larga com tecnologia WiMAX.
Para Aguiar, a faixa deve ficar com as operadoras de SMP. A melhor destinação da faixa, na opinião do conselheiro, seria disponibilizar todo os 190 MHz aos operadores de telefonia móvel. "Eu tenho toda a tranquilidade em afirmar que o MMDS é uma das piores aplicações de espectro que o país pode ter", disparou o conselheiro.
Para defender seu ponto de vista, o conselheiro deu o exemplo da China Mobile que, segundo ele, durante o Mobile World Congress, em Barcelona teria reivindicado todo o espectro da faixa de 2,5 GHz. "Quando o mundo faz certas opções, temos que ter motivos muito fortes para decidir diferente", afirma. O conselheiro explicou que existem maneiras de conseguir de volta as licenças de MMDS que recentemente foram renovadas pela agência. Segundo ele, todas as empresas, com exceção da TVA, poderiam ser obrigadas a devolver as licenças se o regulamento de uso eficiente de espectro for aplicado. "Tem gente que fala que tem 11 assinantes. Me engana que eu gosto", diz em tom irônico. O conselheiro reconhece, contudo, que é o único do conselho que tem esta opinião.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!