TV digital, música e 3G fazem Samsung ampliar capacidade

A transmissão do sinal de TV digital terrestre para os receptores móveis, a demanda por aparelhos com capacidade de execução de arquivos de música e o início da operação em redes de terceira geração são os fatores que, na visão da Samsung, devem impulsionar o mercado em 2008. Dos seis lançamentos para o primeiro semestre da fabricante coreana, dois são de terceira geração – sendo um deles capaz de receber, também, o sinal da TV digital ? e todos os demais com um forte apelo para música. A introdução dessas duas novas linhas de produtos vai aumentar a capacidade de produção da planta de Campinas de 6 milhões de unidades anuais para 11 milhões, como revela o vice-presidente executivo, José Roberto Campos.

Modems

Além dos aparelhos em si, a Samsung planeja entrar no segmento dos modems USB a partir do terceiro trimestre do ano com o lançamento de uma placa para redes HSUPA. Perguntado por que a empresa demorou tanto para explorar esse mercado, Oswaldo Mello, diretor para área de telecom, respondeu que a empresa sempre entra no mercado oferecendo algum diferencial, o que neste caso é o último release disponível para o padrão UMTS. ?As operadoras hoje podem muito rapidamente evoluír suas redes de 3G. A demanda para esse tipo de produto é muito grande?, diz ele.

Notícias relacionadas

Mercado

Oswaldo Mello se diz um otimista com relação a uma possível saturação do mercado brasileiro. Pela sua projeção, este ano devem ser vendidos de 40 milhões a 42 milhões de aparelhos celulares no Brasil. No ano passado foram vendidos 40 milhões de aparelhos. ?Empatar com o número do ano passado ou aumentá-lo vai depender do volume de atividades do fabricante e também das operadoras. O mercado ainda é muito subsidiado, vai chegar um momento em que as operadoras vão parar de subsidiar?, analisa. Apesar das operadoras terem essa parcela de responsabilidade sobre as vendas de aparelhos, Mello diz que a Samsung deve lançar pelo menos o mesmo número de modelos novos apresentados no ano passado. ?Em 2007 lançamos 20 modelos. Este ano, até abril, já foram seis. No mínimo vamos empatar com o ano passado?, diz ele.

TV digital

O aparelho da Samsung capaz de sintonizar o sinal da TV digital deve chegar às lojas da Vivo já no próximo fim de semana. A venda por outras operadoras e do aparelho desbloqueado pelas lojas de varejo deve demorar cerca de um mês. Segundo Mello, mesmo que a operadora não obtenha receita com o serviço de TV digital (porque a recepção é aberta), a Vivo já sinalizou que vai oferecer o produto com subsídio, talvez porque ele também seja de terceira geração. O preço sem subsídio será de R$ 1,4 mil, já para alguns planos pós-pagos pode sair por R$ 1 mil. ?Por incrível que pareça, algumas operadoras estão interessadas no produto mesmo atuando em áreas que a TV digital ainda não chegou?, diz Mello. A Samsung planeja lançar mais um ou dois modelos destes aparelhos até o fim do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.