Chile deve adotar padrão brasileiro, diz Hélio Costa

Há grandes chances de o Chile adotar o padrão brasileiro de TV digital. É o que disse o ministro das Comunicações, Hélio Costa, a este noticiário. Segundo o ministro, que participa esta semana da NAB, em Las Vegas, ?o chute ao gol estava preparado, quando faltou luz no estádio?. Costa diz que os chilenos estavam assumindo o compromisso com padrão brasileiro quando ?uma matéria na nossa imprensa atrapalhou tudo?. Costa se refere à matéria publicada pela Folha de S. Paulo afirmando que cerca de 30% das casas em São Paulo não podem receber TV digital com antenas internas. A matéria trouxe dados de um estudo realizado pela Philips apontando deficiências na recepção interna do sinal ISDB em São Paulo. A empresa, no passado, defendeu a adoção do padrão DVB-T no Brasil. Segundo fontes do governo, o estudo da Philips carece de rigor científico e a divulgação dos dados visava apenas criar ruido na decisão do Chile.
?Agora, começa novamente o trabalho de convencê-los?, diz o ministro. ?Temos que mostrar que 70% das casas podem receber TV digital sem a necessidade de antenas externas?, disse. "Se o Chile adotar, começa um efeito cascata na região", aposta o ministro.
O deputado Júlio Semeghini (PSDB/SP), que acompanhou o ministro nas negociações no Chile e também está na NAB, confirmou a probabilidade da adoção do padrão brasileiro naquele país. ?Quando saí de lá, só faltava o gol?, disse.

Notícias relacionadas
Costa e Semeghini fazem parte de uma comitiva do Minicom e do Congresso Nacional que acompanha a presença brasileira no evento em Las Vegas. Este ano, pela primeira vez, várias empresas brasileiras estão expondo na feira sob o guarda-chuva de um estande brasileiro, que conta com o apoio da Apex (agência de apoio às exportações vinculada ao Ministério do Desenvolvimento).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.