Chile deve adotar padrão brasileiro, diz Hélio Costa

Há grandes chances de o Chile adotar o padrão brasileiro de TV digital. É o que disse o ministro das Comunicações, Hélio Costa, a este noticiário. Segundo o ministro, que participa esta semana da NAB, em Las Vegas, ?o chute ao gol estava preparado, quando faltou luz no estádio?. Costa diz que os chilenos estavam assumindo o compromisso com padrão brasileiro quando ?uma matéria na nossa imprensa atrapalhou tudo?. Costa se refere à matéria publicada pela Folha de S. Paulo afirmando que cerca de 30% das casas em São Paulo não podem receber TV digital com antenas internas. A matéria trouxe dados de um estudo realizado pela Philips apontando deficiências na recepção interna do sinal ISDB em São Paulo. A empresa, no passado, defendeu a adoção do padrão DVB-T no Brasil. Segundo fontes do governo, o estudo da Philips carece de rigor científico e a divulgação dos dados visava apenas criar ruido na decisão do Chile.
?Agora, começa novamente o trabalho de convencê-los?, diz o ministro. ?Temos que mostrar que 70% das casas podem receber TV digital sem a necessidade de antenas externas?, disse. "Se o Chile adotar, começa um efeito cascata na região", aposta o ministro.
O deputado Júlio Semeghini (PSDB/SP), que acompanhou o ministro nas negociações no Chile e também está na NAB, confirmou a probabilidade da adoção do padrão brasileiro naquele país. ?Quando saí de lá, só faltava o gol?, disse.

Notícias relacionadas
Costa e Semeghini fazem parte de uma comitiva do Minicom e do Congresso Nacional que acompanha a presença brasileira no evento em Las Vegas. Este ano, pela primeira vez, várias empresas brasileiras estão expondo na feira sob o guarda-chuva de um estande brasileiro, que conta com o apoio da Apex (agência de apoio às exportações vinculada ao Ministério do Desenvolvimento).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!