A Anatel divulgou na última quinta-feira, 13, o resultado da 10ª edição anual da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da agência – como detalhado por TELETIME após coletiva de imprensa na sede da autarquia em Brasília. No mercado de banda larga, o topo da lista das operadoras com as melhores avaliações do País é formado por provedores regionais.
A primeira colocada, por exemplo, foi a mineira BrSuper. A operadora tem 12 mil assinantes no serviço e é o segundo ano consecutivo que ela leva alcança essa posição no índice.
Para os provedores de pequeno porte (PPPs), a participação na pesquisa é facultativa. Dessa vez, foram entrevistadas 64 mil consumidores de serviços de telecomunicações, por telefone. A margem de erro é de 5%.
O segundo lugar no ranking foi ocupado pela Tely, provedora com sede em João Pessoa (PB) que registrou 28 mil clientes no mês de janeiro, segundo dados da Anatel. Foi a primeira vez que essa empresa foi avaliada pela agência.
Já o terceiro lugar foi ocupado pela Unifique, operadora de Santa Catarina que opera no Sul do Brasil com 796 mil assinantes. Foi a sexta vez seguida que a empresa apareceu nessa lista.
Atendimento
Entre as principais razões que podem impactar positivamente a qualidade percebida pelos clientes está o atendimento oferecido pelas empresas. TELETIME já mostrou, por exemplo, como o mercado de banda larga no Brasil é altamente pulverizado.
Na guerra pelo cliente, muitos provedores menores e com poucos assinantes conseguem focar na qualidade do serviço e no chamado "atendimento diferenciado" – estratégia que tem ganhado terreno sobre a postura de adotar mensalidades mais baixas como estratégia de crescimento. Vale lembrar que estas pequenas operadoras também têm uma carga regulatória menor, o que dá mais liberdade para decidirem no que priorizar e colocar recursos.
O CMO da BrSuper, Alexandre Guimarães, foi um dos representantes de provedores que esteve na Anatel em Brasília para o anúncio do resultado da pesquisa. Ao TELETIME, ele contou que o chamado "jeito mineiro" é o diferencial da empresa.
"É essa característica de cuidar bem, de ser receptivo, de ter muita empatia com cada cliente, entender a necessidade de cada um. Nosso desafio agora é seguir crescendo de uma forma saudável", disse.
O foco no consumidor também foi a explicação da Unifique para a nota alta no índice na Anatel. "É gratificante demonstrar que somos uma empresa que cresce continuamente, mas que mantém a qualidade dos serviços em níveis de alto desempenho, mantendo sempre nossos clientes no centro, ano após ano", disse o diretor de marketing e clientes da empresa, Aldo Pasqualini, em comunicado.
Já a Tely valorizou a decisão de ter a satisfação avaliada pela Anatel. "Decidimos participar da pesquisa da Anatel porque acreditamos que ela dá voz ao cliente e nos permite avaliar a percepção de qualidade da nossa marca, algo fundamental para nosso crescimento", disse ao TELETIME o CEO da operadora, Leonardo Lins.
Operadoras nacionais
As operadoras Claro, Vivo, e Oi estão entre as empresas de banda larga com as maiores bases de clientes distribuídos por todo o País.
Mesmo tendo 7,3 milhões de assinantes no serviço, a Vivo ficou na quinta posição entre as empresas avaliadas. A nota da empresa, inclusive, teve leve melhora em relação a 2023, sendo a única grande da banda larga a crescer na satisfação.
Entre as provedoras regionais, Ligga, Vero, Algar e Valenet também melhoraram resultados na pesquisa.
Já a líder do mercado banda larga Claro e a Oi (cuja operação de fibra agora vai se chamar Nio, após venda para o grupo V.tal) tiveram diminuições em suas notas na edição de 2024 da pesquisa.
A cearense Brisanet é outra provedora que passa de 1 milhão de clientes, e cuja nota caiu na edição deste ano. A operadora TIM Brasil também registrou queda em relação ao ano de 2023, ficando na última posição entre as empresas avaliadas.