Secretário executivo do MCTIC espera PLC 79 sem mudanças no texto

Júlio Semeghini, secretário executivo do MCTIC

[Publicado originalmente no Mobile Time] O secretário executivo do MCTIC, Julio Semeghini, afirmou que espera não ter mais alterações no texto da PLC 79. Em conversa com Mobile Time na última quarta-feira, 13, durante o lançamento dos handsets da Asus com chip QsiP, Semeghini disse que compreende as discussões acerca de bens reversíveis, investimentos e garantias, mas espera que o texto atual não seja alterado. Até porque qualquer alteração no PLC 79 pode colocá-lo em discussão novamente na Câmara dos Deputados e atrasar a entrada de novos investimento no setor. Questionado sobre como essas questões podem ser tratadas, o secretário do MCTIC disse que acredita que podem entrar como outras leis complementares.

Antes da votação na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT), os senadores devem ter audiência pública com o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, em data a ser definida. Ainda há a expectativa de a CCT ouvir o ministro do MCTIC, Marcos Pontes, em requerimento a ser analisado na próxima sessão da comissão.

5G e atração de investimentos

Notícias relacionadas

Questionado se um eventual atraso na votação do PLC 79 pode retardar a adoção e o leilão do 5G no Brasil, o secretário executivo do MCTIC alegou que não acredita na hipótese. Em sua visão, os investimentos das operadoras em suas redes são naturais e fazem parte de suas estruturas, portanto, elas não deixaram de investir no segmento mesmo com atraso.

Por outro lado, ele frisou a urgência para a aprovação da lei, em especial para desenvolver os projetos do governo para Internet das Coisas, banda larga e infraestrutura de rede. Tais pontos foram enfatizados durante seu discurso no evento de apresentação dos handsets da Asus e da fábrica de QSiP, da Qualcomm, que terá sede em Jaguariúna, cidade a 135 km da capital paulista.

"O governo tem uma responsabilidade muito grande de se preparar. A gente precisa atualizar a PLC 79. Temos cidades na região metropolitana de São Paulo sem sinal de 3G/4G. Ou cidades no Nordeste do País que sequer têm acesso à banda larga", disse Julio Semeghini. "Temos que assegurar os investimentos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!