Cinco potenciais compradores despontam entre os interessados na compra da filial da Telefónica na Argentina. Entre eles estariam a América Móvil (dona da Claro), do bilionário mexicano Carlos Slim, e o Grupo Werthein, que controla a Sky e a DirecTV na América do Sul.
As informações são do periódico espanhol Expansión, que também reportou a contratação do JP Morgan para encontrar interessados na operação da espanhola na Argentina. A operadora francesa Iliad, a multinacional de telecom Liberty e o Grupo Olmos seriam os demais interessados.
De acordo com a imprensa local, a Telefónica já teria firmado acordos de confidencialidade com os cinco potenciais investidores. O valuation dos negócios da tele na Argentina estaria na casa dos US$ 1,04 bilhão (cerca de 1 bilhão de euros).
México
Além disso, a imprensa internacional também aponta que a Telefónica atribuiu ao JP Morgan a missão de ajudá-la a buscar compradores para a sua unidade no México. A informação é do veículo Cinco Días.
A ideia é que a venda seja concretizada antes do seu encontro anual de acionistas, que deve ocorrer entre abril e maio. A gigante espanhola ainda teria a intenção de se desfazer de ativos no Peru.
Vale notar que esses são alguns movimentos após a saída de José María Álvarez-Pallete do comando do grupo espanhol e a chegada de Marc Murtra como CEO global, em janeiro. Em julho de 2024, a tele também confirmou um acordo com a Millicom, em torno de US$ 400 milhões, para vender seus negócios na Colômbia.