Open RAN: controladora da Vivo valida small cell para 5G standalone

Controladora da brasileira Vivo, a Telefónica concluiu com sucesso a validação de uma small cell com tecnologia aberta e múltiplos fornecedores (Open RAN) para oferta de 5G standalone.

A antena de pequeno porte foi desenvolvida pela Askey, com rádios de acesso, segurança e software fornecidos pela Node-H e processadores da Qualcomm. Segundo a operadora espanhola, a tecnologia pode ser embarcada tanto em redes 5G macro quanto no atendimento de demandas privativas.

"Com essa abordagem, a Telefónica expande seu portfólio Open RAN e está um passo mais perto de implantar redes 5G abertas, personalizadas e de alto desempenho em uma ampla variedade de modelos e tamanhos de implantação – desde apenas algumas células até grandes redes", afirmou a operadora.

Notícias relacionadas

Ecossistema

A ampliação do ecossistema autônomo de small cells foi apontado como ponto caro pela Telefónica para a liberação de todo potencial do 5G. No caso da nova solução validada, a plataforma da Qualcomm permite operação tanto em faixas sub 6 GHz quanto nas ondas milimétricas.

Parceira na solução, a fabricante Askey faz parte do grupo Asus e tem atuado no desenvolvimento de small cells para operadoras móveis nos últimos anos. A empresa já havia trabalhado ao lado da Node-H em projetos para 3G e 4G.

A diversificação de fornecedores é um dos objetivos do Open RAN, que propõe redes de acesso abertas e interoperáveis. A Telefônica é uma das entusiastas da tecnologia e tem planos concretos de implementação de estações do gênero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!