Convergência entre redes fixa e móvel no 5G fica mais próxima da realidade

5G

Entidade dedicada à engenharia e padronização da indústria de banda larga, o Broadband Forum entregou uma série de recomendações técnicas ao 3GPP para garantir a convergência entre redes móveis e fixas durante o desenvolvimento do ecossistema 5G. O documento é fruto de trabalho de dois anos iniciado após membros que fazem parte das duas entidades mostrarem preocupação frente a possibilidade do serviço de quinta geração não contar com redes de acesso agnósticas.

Em comunicado emitido nesta quinta-feira, 14, o Broadband Forum classificou o movimento como um "marco" que abrirá caminho para a entrega de serviços 5G através de várias redes de acesso como banda larga fixa, WLAN, rádio ou bluetooth. Dessa forma, usuários poderiam alternar entre acessos fixos e móveis sem notar a diferença ou prejuízos na experiência. Segundo o diretor do grupo de trabalho para convergência do fórum, Dave Allan, tal passo é "crucial" para a viabilização de aplicações como carros autônomos ou no ramo da saúde.

As novas especificações devem se tornar parte ou complemento do release 16 do 3GPP, cujo lançamento está previsto para o final deste ano, e incluem o desenvolvimento de um gateway que adapte acessos fixos ao core 5G e também especificações para dispositivos de acessos (como modems de banda larga, roteadores e set-tops) habilitados para a tecnologia de quinta geração. O trabalho de cooperação vai continuar em 2020 e deve incluir outras alianças como a Next Generation Mobile Networks (NGMN), sediada na Alemanha.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!