Mikael Hed, CEO da Rovio, empresa que criou o popular jogo Angry Birds, considera que as operadoras demoram muito para repassar os pagamentos aos desenvolvedores, além de ficarem com um percentual alto do revenue share. "Menos de 70% não vale a pena para a gente", disse o executivo, que participou do App Planet Forum, no Mobile World Congress, em Barcelona, nesta segunda-feira, 14.
Hed disse que a Rovio optou por vender na App Store da Apple porque lá consegue um bom retorno e é paga rapidamente. A empresa registrou mais de 75 milhões de downloads até o momento, entre itens pagos e gratuitos. Ele elogiou também a loja do WebOS, da Palm: "Eles fizeram o primeiro pagamento em 21 dias, sem nem termos pedido", relatou. Sobre o Android Market, o executivo criticou a fragmentação do sistema e alguns problemas no billing do Google CheckOut, que não funciona direito em certos países e operadoras, limitando as vendas. "Mesmo o mais popular dos aplicativos vende apenas algumas poucas centenas de milhares no Android Market", disse.
Hed acredita que o mercado caminha para que os aplicativos básicos sejam oferecidos de graça, com remuneração via publicidade, e os títulos "premium" sejam vendidos por US$ 0,99. "Mais caro que isso você dificilmente fica no topo das vendas", afirmou.