A Nokia anunciou uma fusão com a Sanyo durante o 3GSM World Congress, que acontece em Barcelona. Será criada uma nova empresa global, cuja marca ainda não foi definida, voltada para negócios com a tecnologia móvel CDMA. O CFO da Nokia, Rick Simonson, disse que os primeiros produtos chegarão ao mercado no segundo trimestre deste ano, mas não informou detalhes de participação acionária na formação da nova companhia, que usará as instalações já existentes para produção, inclusive no Brasil. ?Procuramos por uma boa posição no Brasil no mercado de CDMA?, afirmou o executivo. As maiores operações serão em San Diego, nos Estados Unidos, e em Osaka e Tottori, no Japão.
O acordo foi assinado entre as empresas, mas a conclusão será formalizada no segundo semestre, com início de operação na sequência, após a conclusão da due diligence e aprovações regulatórias.
A parceria obscurece o horizonte para a LG e a Samsung, lider do mercado CDMA, com 20,6% de market share. A Nokia, 3ª colocada, tem 13,3%, e a Sanyo, 5ª, tem 7,3%. Somadas, ficam com 20,9%, praticamente um empate técnico. Os planos iniciais são para produzir 30 milhões de aparelhos no primeiro ano e 50 milhões futuramente. Mesmo assim, o executivo disse que não espera que a empresa seja consolidada com a operação principal da Nokia.
Simonson não quis revelar se a divisão CDMA é rentável para a Nokia e tampouco arriscou o palpite de qual impacto isto traria para a Qualcomm, dona da licença da tecnologia.