Começa a ser construída a primeira etapa do Norte Conectado

Implantação do cabo subfluvial da Infovia 00 do Norte Conectado. Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações Fabio Faria lançaram nesta sexta-feira, 14, a primeira etapa de construção da infovia Norte Conectado, no estado do Amapá (Infovia 00). Essa primeira vai conectar o estado, na localidade de Santana, até Santarém, no Pará.

Segundo o Ministério das Comunicações, serão utilizados 770 km de cabos subfluviais de fibra óptica nessa primeira fase do projeto. Além de Santana e Santarém, o cabo passará por Almeirim, Alenquer e Monte Alegre, cidades da região do extremo Oeste do Pará. A instalação do cabo submarino nos rios começará agora em janeiro, pois é a época em que o Rio Amazonas está mais propício para a instalação. Internamente, o cabo subfluvial conta com 48 cabos de fibra e foi fabricado na Alemanha.

O governo federal utilizará 12 mil km de cabos que servirão para a construção das oito infovias previstas e que passarão por 58 cidades. O recurso total para todas as redes é de R$ 1,7 bilhão. Desse total, R$ 1,5 bi são oriundos do leilão do 5G. Segundo o MCom, 10 milhões de pessoas serão beneficiadas por essa iniciativa. A aquisição desses cabos ainda está na fase de negociação e escolha de fornecedores.

Notícias relacionadas

Consórcio

Em setembro de 2021, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) divulgou o as empresas que integrarão o consórcio responsável pela operação do primeiro trecho do Norte Conectado. Foram nove empresas qualificadas: Telefônica (Vivo), Wirelink, BRDigital, Aquamar, CTE Telecom, Icom Telecom, Radiante, SEA Telecom e Simplex Informática.

A RNP está à frente da governança da infraestrutura em construção. Assim que oficialmente formado, o consórcio terá uma consorciada líder escolhida pelos próprios membros.

Ataques

Mais uma vez, o evento serviu de palco para discurso político do governo. Fabio Faria e Jair Bolsonaro fizeram ataques à imprensa, à vacinação e a governos anteriores. Na solenidade, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, disse que o MCom prometeu conectar todas as escolas municipais de Macapá. Também foi prometido ao município antenas do programa Wi-Fi Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!