Parlamentares se movimentam para derrubar veto à uso do Fust para conectar escolas

Foto: Pixabay

Deputados ligados à agenda a educação querem, na retomada dos trabalhos legislativos, em fevereiro, intensificar a mobilização para a derrubada de vetos do presidente Jair Bolsonaro à Lei 14.109/20 (nova lei do Fust) que tratam da ampliação da banda larga de internet nas escolas públicas.

Publicada em dezembro, a lei prevê a liberação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust)  para ser utilizado na ampliação do acesso à Internet. Mas o presidente Jair Bolsonaro vetou pontos importantes da legislação, que tramitou por 13 anos no parlamento brasileiro.

Entre os vetos estão a obrigação de conectar todas as escolas públicas brasileiras até 2024, de garantir que os recursos do Fundo sejam investidos em áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e as limitações ao uso do Fust na modalidade não reembolsável, ou seja, a fundo perdido.

Notícias relacionadas

Para o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Plano Nacional de Educação, deputado Pedro Uczai (PT-SC), esses vetos são inadmissíveis.

"A pandemia revelou que 35% das crianças não têm celular nem acesso à internet. Vão continuar sendo excluídas por causa dos vetos do presidente", afirma. Na opinião dele, é preciso mobilizar a sociedade brasileira, derrubar os vetos e "recolocar a importância da internet para a inclusão digital nas comunidades mais pobres e nas escolas públicas brasileiras".

Investimento na educação

Entre as justificativas do governo para os vetos estão a criação de despesa pública sem estimativa de impacto orçamentário e financeiro, dificuldades operacionais e contrariedade aos interesses públicos.

A deputada Tabata Amaral (PDT-SP), no entanto, avalia que o governo ignora que os recursos públicos aplicados em educação são investimento e não gasto.

"Por mais essa ação, o presidente da República e seu governo demonstram não entender o papel da educação e não compreender que, em pleno século 21, ter as escolas conectadas significa que a gente vai ter chances reais de garantir o acesso à educação", diz a parlamentar. Segundo a deputada, os vetos vão impactar negativamente no desenvolvimento socioeconômicos. "É por isso que vamos trabalhar para derrubá-los."

Alternativa

Tabata Amaral integra a Frente Parlamentar Mista da Educação e também foi relatora de uma outra proposta alternativa (PL 3477/20) que prevê o uso emergencial de R$ 3,5 bilhões do Fust e do chamado "orçamento de guerra" para garantir o acesso à internet para alunos e professores da rede pública durante a pandemia. Essa matéria já foi aprovada pela Câmara e aguarda a análise do Senado.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Fust arrecadou mais de R$ 22 bilhões desde a criação do fundo, no ano 2000.Os vetos presidenciais serão analisados em sessão conjunta do Congresso Nacional (Câmara e Senado), em data a ser marcada. (Com informações da Agência Câmara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!