Nokia e Google Cloud formam aliança para oferta de core e edge 5G

A Nokia anunciou nesta quinta-feira, 14, uma parceria estratégica com o Google Cloud visando o mercado de soluções nativas em nuvem para núcleo (core) e bordas (edge) 5G. Esse é mais um movimento conjunto da dupla após a fornecedora anunciar, em outubro passado, que migrará sua infraestrutura de TI para o ambiente do Google.

Sob o novo acordo, as duas empresas devem desenvolver conjuntamente tecnologias para operadoras e clientes empresariais. A intenção é reunir a experiência em redes e serviços da fornecedora com recursos escaláveis de inteligência artificial, analytics e machine learning do Google.

Para tal, a plataforma para teles da provedora de nuvem (a Anthos for Telecom) permitirá que provedoras implementem soluções de core da Nokia "em qualquer lugar, desde a extremidade da rede até nuvens públicas, nuvens privadas e redes de operadoras", reduzindo assim a necessidade de infraestrutura própria.

Notícias relacionadas

"Nos últimos cinco anos, a indústria de telecom evoluiu de dispositivos físicos para funções de rede virtualizadas e agora soluções nativas da nuvem", notou o CTO para nuvem e serviços de rede da fornecedora, Ron Haberman. "A automação e as funções de rede nativas da nuvem permitirão uma nova agilidade e casos de uso na era 5G", completou. Entre os players que já estão utilizando serviços da dupla estão a alemã Deutsche Telekom e a britânica BT Group.

EUA

Também nesta quinta-feira, a Nokia revelou que foi selecionada para um projeto federal de cibersegurança em 5G nos EUA. A empresa atuará como fornecedora de tecnologia e colaboradora do Projeto 5G de Segurança Cibernética Nacional, promovido pelo Centro de Excelência em Segurança Cibernética (NCCoE) do país.

Outros players de governo e indústria devem se juntar ao esforço, voltado para uma "transição segura de redes 4G para 5G". As soluções da Nokia que serão utilizadas no projeto incluem o recursos de software, 5G RAN e soluções de IP-backhaul, bem como inovações da Nokia Bell Labs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!