Nokia e Google Cloud formam aliança para oferta de core e edge 5G

A Nokia anunciou nesta quinta-feira, 14, uma parceria estratégica com o Google Cloud visando o mercado de soluções nativas em nuvem para núcleo (core) e bordas (edge) 5G. Esse é mais um movimento conjunto da dupla após a fornecedora anunciar, em outubro passado, que migrará sua infraestrutura de TI para o ambiente do Google.

Sob o novo acordo, as duas empresas devem desenvolver conjuntamente tecnologias para operadoras e clientes empresariais. A intenção é reunir a experiência em redes e serviços da fornecedora com recursos escaláveis de inteligência artificial, analytics e machine learning do Google.

Para tal, a plataforma para teles da provedora de nuvem (a Anthos for Telecom) permitirá que provedoras implementem soluções de core da Nokia "em qualquer lugar, desde a extremidade da rede até nuvens públicas, nuvens privadas e redes de operadoras", reduzindo assim a necessidade de infraestrutura própria.

Notícias relacionadas

"Nos últimos cinco anos, a indústria de telecom evoluiu de dispositivos físicos para funções de rede virtualizadas e agora soluções nativas da nuvem", notou o CTO para nuvem e serviços de rede da fornecedora, Ron Haberman. "A automação e as funções de rede nativas da nuvem permitirão uma nova agilidade e casos de uso na era 5G", completou. Entre os players que já estão utilizando serviços da dupla estão a alemã Deutsche Telekom e a britânica BT Group.

EUA

Também nesta quinta-feira, a Nokia revelou que foi selecionada para um projeto federal de cibersegurança em 5G nos EUA. A empresa atuará como fornecedora de tecnologia e colaboradora do Projeto 5G de Segurança Cibernética Nacional, promovido pelo Centro de Excelência em Segurança Cibernética (NCCoE) do país.

Outros players de governo e indústria devem se juntar ao esforço, voltado para uma "transição segura de redes 4G para 5G". As soluções da Nokia que serão utilizadas no projeto incluem o recursos de software, 5G RAN e soluções de IP-backhaul, bem como inovações da Nokia Bell Labs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.