Ford usa sistema de IoT para alertar motoristas sobre perigos nas estradas

Sistema LHI da Ford. Foto: Divulgação

[Postado no Mobile Time] Pensando em prevenir acidentes ou sinais de alerta nas estradas, a montadora norte-americana Ford apresentou na Europa a tecnologia Local Hazard Information (LHI), sistema que antecipa ao motorista sobre perigos à frente na estrada e que não podem ser vistos, ainda, a olho nu.

O sistema usa a Internet das Coisas para informar sobre ocorrências na rota do veículo. Quando um motorista faz uma parada brusca, desvia por conta de um acidente ou tombamento de carga, os automóveis que vêm atrás recebem um alerta. A tecnologia serve também para avisar sobre tempestades de granizo, inundações e deslizamentos de terra.

A tecnologia conta com sensores que monitoram ações como frenagem de emergência, uso dos faróis de neblina e do controle de tração para detectar condições adversas do tempo ou da estrada. Esses registros são monitorados para determinar os locais de perigo e a ocorrência de acidentes.

Notícias relacionadas

Os veículos enviam informações ao sistema de forma automática, via conexão à nuvem usando o modem FordPass Connect, sem que o motorista precise fazer algo. A HERE Technologies, parceira da Ford, vai operar a plataforma central baseada em cloud para coletar informações de veículos de outras montadoras. Dessa maneira, quanto mais veículos conectados à rede, mais precisão terá o sistema. As informações serão encaminhadas por meio da rede de celulares.

O primeiro carro da Ford com a tecnologia LHI integrada será o Puma. A montadora oferecerá o primeiro ano de operação do sistema de série de forma gratuita. A previsão é que mais de 80% da linha de veículos de passeio da Ford na Europa chegue às concessionárias com a tecnologia LHI.

Futuramente, o sistema adicionará também registros de acidentes dos órgãos públicos e reportes de trânsito para dar outros alertas aos motoristas, como de veículos na contramão, obras, além de pessoas ou animais na pista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!