Telecom Italia e Vivendi voltam a trocar farpas

Apesar da saída recente de Amos Genish da presidência, o embate interno entre acionistas da Telecom Italia está longe de terminar. A empresa realizou nesta segunda-feira, 14, assembleia do conselho para completar a análise da requisição da Vivendi de realizar uma assembleia de acionistas, que ficou então marcada para 29 de março. A companhia francesa quer uma votação para a saída de cinco membros do conselho ligados ao fundo de investimentos Elliot, que atualmente domina o conselho da italiana e que levou à saída de Genish do comando do grupo.

Em comunicado separado, a Vivendi afirmou que "deplora as táticas de perda de tempo usadas pelos membros diretores do Elliot", e que isso vai contra o estatuto da companhia e o código civil italiano. Alega que esse comportamento estaria impactando negativamente os resultados financeiros da Telecom Italia "diariamente", usando como prova uma queda de 40% no valor das ações do grupo desde o dia 4 de maio de 2018. "Essas táticas constituem em uma negação genuína da democracia de acionistas e vão de encontro aos princípios mais básicos e fundamentais da boa governança corporativa", diz a Vivendi na nota. Assim, diz se reservar ao direito de convocar uma nova assembleia ainda neste verão europeu (inverno no Brasil) se os resultados financeiros e a governança da Telecom Italia não "melhorarem significativamente".

A acionista francesa reafirma o pedido de votação para revogar o mandato de cinco membros do conselho ligados ao Elliot "que mostraram uma falta de independência e desrespeito substanciais com as regras mais básicas e fundamentais de governança corporativa, afetando negativamente a organização e a imagem da Telecom Italia". Os membros em questão são Fulvio Conti, Alfredo Altavilla, Massimo Ferrari, Dante Roscini e Paola Giannotti de Ponti.

Notícias relacionadas

Por sua vez, a Telecom Italia ainda não publicou nota específica a respeito da chamada da Vivendi. A nota à imprensa divulgada pela italiana até o momento apenas confirma a realização da nova assembleia em 29 de março, que tratará simultaneamente a respeito dos resultados financeiros relativos a 2018 e ao reporte de remuneração. Assim, acredita que a reunião facilitará a finalização do processo de aprovação do plano estratégico, a avaliação de prejuízo e os resultados financeiros. Afirma também que isso ocorre enquanto "promove a maior participação possível" na assembleia de acionistas, prevendo uma "possível confrontamento substancial sobre qual deverá ser o futuro da companhia e das pessoas as quais a diretoria deveria dar confiança".

A nota da Telecom Italia diz que o adiantamento da assembleia foi concordado, mas a atual indisponibilidade dos resultados da Telecom Italia referentes a 2018 demandam à empresa o direito de adicionar à agenda o tópico de distribuição de dividendos, que deverá ser decidida assim que um rascunho do resultado financeiro seja disponibilizado. Esse rascunho foi adiantado em cinco dias e deverá ser entregue no dia 21 de fevereiro.

Segundo a imprensa internacional, o chairman do grupo (que controla a TIM Brasil), Fulvio Conti, teria rebatido as acusações da Vivendi ao afirmar que não teria poderes para promover as tais táticas para adiar o assunto. O executivo teria dito que, se a francesa segue as regras democráticas de votação, terá que esperar pela realização da assembleia. Ele teria criticado ainda a Vivendi por discutir assuntos relacionados à Telecom Italia durante as primeiras horas da abertura do mercado italiano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!