Telebras conclui processo de configuração do satélite brasileiro

A Telebras informou nesta quarta, 14, que foi concluída a fase de revisão crítica de projeto, chamada de Critical Design Review (CDR), o que significa que não haverá mais modificações no projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

Notícias relacionadas
Os trabalhos do CDR aconteceram em Tolouse, na França, entre 11 a 19 de dezembro do ano passado e foram acompanhados por especialistas da Telebras, do Ministério da Defesa, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da empresa Visiona.

A equipe da Telebras foi comandada pelo gerente de Satélite, Sebastião Nascimento, que explicou a atuação na França. "O CDR é um marco final para se congelar as especificações de projeto. De janeiro a dezembro, os subconjuntos do satélite que já se encontravam com as especificações congeladas passaram por um processo de qualificação e em seguida entraram em processo de fabricação. Os demais subconjuntos passaram por um processo de adequação, testes e ajustes finos, com vistas à otimização de projeto, cuja finalização foi realizada em dezembro. De agora em diante não há mais modificações de projeto", informou ele em nota.

A construção do satélite brasileiro começou em janeiro de 2014 e será completada em meados de 2016, quando irá iniciar o seu embarque para o local de lançamento. O satélite está sendo construído pela Thales Alenia Space, sob a supervisão da Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre Embraer (51%) e Telebras (49%), responsável pela absorção de tecnologia.

O SGDC será lançado pela Ariane Space no terceiro trimestre de 2016. O artefato terá cinco transponders em banda X e 67 spot beams em banda Ka. Depois de orbitado e testado, o satélite estará totalmente operacional em janeiro de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!