O Conselho de Administração da Telebras nomeou Francisco Ziober Filho para a presidência da empresa, no lugar de Caio Bonilha. Em nota, a Telebras informa que Bonilha, cujo mandato ia até abril, decidiu se afastar da empresa por motivos pessoais.
Segundo apurou este noticiário, Bonilha relatou a colegas problemas de saúde e veio adiando a sua saída desde o ano passado. Oficialmente, a assessoria de imprensa da estatal alega o fato de Bonilha morar em Campinas e passar a semana em Brasília, longe da família.
Na gestão de Bonilha, a Telebras conseguiu expandir o seu backbone ótico para mais de 25 mil km, conseguiu importantes contratos com o governo derrubando a tese de que a Telebras não poderia ser contratada pelo governo sem licitação, mas outros projetos, como o dos cabos submarinos, tiveram pouco avanço.
Amanhã Bonilha e Ziober darão entrevista coletiva em que será divulgado um "pré-acordo" sobre o projeto de cabos submarinos.
Francisco Ziober é engenheiro eletrônico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em Telecom pela Unicamp.