Peru convoca discussão com Brasil e EUA sobre mudanças nos ITRs

Representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel participaram, na última quinta-feira, 10, por meio de videoconferência, de um fórum de discussão promovido pelo governo do Peru sobre as alterações realizadas nos Regulamentos das Telecomunicações Internacionais (ITRs) durante a Conferência Mundial das Telecomunicações Internacionais (WCIT-12), realizada no mês de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes. O governo peruano ainda não decidiu se assinará o novo tratado.

Notícias relacionadas
Segundo o Minicom, em nota, o debate contou também com a participação de representantes do governo dos Estados Unidos. O especialista em políticas públicas e gestão governamental do Minicom, Diogo Ferreira, destacou todo o processo preparatório para a Conferência e a ampla discussão que houve entre os países. Além disso, ressaltou a necessidade de atualização do tratado.

“Várias propostas brasileiras e interamericanas foram aprovadas. Uma delas, por exemplo, destaca a importância de se evitar a cobrança inadvertida em áreas de fronteira (roaming), tema que já vem sendo trabalhado há alguns anos pelos países do Mercosul e, antes disso, especificamente por Brasil e Peru”, argumentou.

Outra questão destacada pelo representante do Minicom foi a importância dos pontos regionais de troca de tráfego (PTTs). Segundo ele, essa é uma disposição muito importante para reduzir os custos e melhorar a qualidade da conectividade nos países em desenvolvimento. O representante do Minicom lembrou também que há iniciativas regionais nesse sentido, como o anel ótico da América do Sul, que está sendo desenvolvido no Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN), sob a presidência do Peru.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!