LTE deverá contar com melhor planejamento de redes em relação aos dados, aponta pesquisa

O mercado de redes móveis está mais dinâmico do que nunca com a chegada de tecnologias mais robustas como o LTE, trazendo novos desafios para as operadoras. Essa foi a conclusão da Arieso em um relatório divulgado nesta segunda-feira, 14, que revela que 40% dos dados no 3G são consumidos por apenas 1% dos usuários, embora o 4G esteja começando a mudar este cenário.

Notícias relacionadas
O impacto do LTE acaba por reduzir a pressão nas redes 3G, embora as operadoras precisem visualizar como trabalhar com isso. "O consumo de dados em LTE causa mudanças no comportamento do consumidor porque quanto maior a velocidade e menor a latência, maior será o uso. Isso afeta porque os extremos ficam mais extremos", explica o autor do estudo e CTO da Arieso, Michael Flanagan. Ele diz que usuários que não contam com boa cobertura 4G, em áreas marginais, acabarão sendo a maioria. Ainda assim, quem vai consumir mais são os que estão melhor servidos em cobertura, pois poderão contar com um serviço de melhor qualidade.

Mas o LTE acabará por compensar as áreas onde a demanda pela cobertura 3G não consegue atender. Flanagan acredita que o layout das redes observado com a terceira geração da tecnologia irá influenciar no planejamento do 4G. O estudo afirma que, para atender às necessidades e expectativas dos clientes, a utilização de smallcells será importante, mas a disposição e gerenciamento desses ativos deverão ser controlados com ainda maior precisão. Falanagan acredita que as redes auto-organizáveis (SON, na sigla em inglês), ajudará as operadoras nessa tarefa de gerenciamento das smallcells em redes heterogêneas.

Ainda assim, na opinião do executivo, os primeiros dispositivos a serem utilizados com LTE na América Latina tenderão a ser os modems USB. A região, inclusive, é tida pela Arieso como palco de uma "tempestade", com grande crescimento no consumo de dados móveis, embora a maioria das redes tenha sido projetada para serviços de voz.

Esse problema foi ressaltado na pesquisa da empresa, citando a atuação da Anatel no final do ano passado no Brasil, quando proibiu a Claro, Oi e TIM de comercializarem novos acessos até a apresentação de planos de investimento para melhoria da infraestrutura de rede. "A experiência com a Anatel com ênfase em qualidade provocou a necessidade de requerimentos", explica ele, dizendo torcer pelo dia em que a performance da rede de dados tenha requerimentos tão rigorosos quanto os de voz.

A pesquisa foi conduzida com base nos dados fornecidos anonimamente por "uma grande operadora europeia". A companhia afirma que as tendências de consumo são semelhantes no mundo e que as diferenças regionais são especificadas no relatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!