Banda larga móvel pré-paga da TIM dará acesso gratuito ao Facebook

Quem utiliza o plano de banda larga móvel pré-pago da TIM Infinity Web Modem terá acesso gratuito a diversas funcionalidades do Facebook até 2014. Entre os itens que podem ser acessados sem custos estão feeds de notícias, troca de mensagens e postagem de fotos na rede social.

Como o Infinity Web Modem permite navegação em computadores pessoais via minimodem e tablets por R$ 1,99 por dia, cobrados apenas no dia que usar, os usuários do serviço que acessarem somente o Facebook não terão este valor descontado de seus créditos.

E mesmo aqueles que não possuem saldo suficiente poderão navegar à vontade na rede social. A cobrança só é feita quando há acesso a outros sites na Internet ou links externos ao Facebook.

A iniciativa amplia a gama de produtos e serviços ofertados pela parceria entre a TIM e a rede social. Desde 2010, a operadora vem agregando novos serviços com o Facebook, como o acesso à plataforma por meio de SMS.

Análise

Parcerias como essa são relevantes quando se analisa a questão sob a ótica da neutralidade de redes. Em entrevista à revista TELETIME de dezembro, o diretor de relações institucionais do Google no Brasil, Marcel Leonardi, chamou a atenção para o fato de que, na prática, esse tipo de acordo seria, à luz da discussão do Marco Civil, um desrespeito às regras de neutralidade, mas que é um tipo de acordo benéfico para o consumidor.

O debate sobre o Marco Civil ainda está pendente de definições e deve ser retomado em fevereiro de 2013, mas  parcerias como essa entre TIM e Facebook podem trazer novos ingredientes para a discussão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.