Roberto Martins assumirá superintendência de servíços públicos e José Neto, a de universalização

A Anatel aproveitou o embalo das mudanças ministeriais para promover uma mini-reestruturação na agência reguladora. Haverá nova composição para algumas das superintendências da agência. As mudanças serão aprovadas nesta sexta-feira, 14, por meio de circuito deliberativo, uma vez que o comando do órgão regulador só voltará a se reunir formalmente na próxima quinta-feira, 20.
A maior novidade é a entrada de Roberto Pinto Martins na agência, comandando a Superintendência de Serviços Públicos (SPB). Desde segunda-feira, 10, quando o ex-assessor da Presidência da República, Nelson Fujimoto, foi confirmado como o novo secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações no lugar de Martins, aumentaram os rumores de que o engenheiro poderia assumir um posto na agência reguladora. A surpresa está no fato de a área ser a de serviços públicos. Nos bastidores da Anatel, Martins era cotado para assumir a Superintendência de Serviços Privados (SPV) ou a Superintendência de Universalização (SUN).
Mas as mudanças não param por aí. A SUN também terá nova chefia. O superintendente será José Gonçalves Neto, até então gerente-geral de Competição da SPB. No lugar de Neto assume a gerência Paula Fontelles do Valle, que já era sua substituta eventual. A atual superintendente de Universalização, Enilce Versiani, irá para a Telebrás. Segundo fontes, Enilce será assessora da presidência da estatal. Enilce, que teve papel central nas primeiras discussões sobre o Plano Geral de Metas de Universalização, não faz parte dos quadros da empresa, portanto, sua transferência não era esperada pelo mercado. As apostas eram de que a superintendente poderia compor a nova Secretaria de Inclusão Digital que será criada no Ministério das Comunicações.

Notícias relacionadas
Por enquanto, nada muda na SPV, que desde a nomeação de Jarbas Valente para o Conselho Diretor da Anatel está sem um chefe efetivo, mas há a possibilidade de que Dirceu Baraviera seja efetivado no cargo, que hoje ocupa interinamente. Outro cotado para o cargo é o atual assessor especial da presidência da agência, José Alexandre Bicalho.
O gabinete da presidência passará por mudanças. Ângela Beatriz Cardoso de Oliveira deixará a chefia de gabinete do presidente, Ronaldo Sardenberg. Deverá assumir a chefia Raphael Garcia de Souza, assessor de Sardenberg desde 2009. Ângela passará a comandar a gerência de Regulamentação e Planejamento Técnico e Econômico da Superintendência de Serviços de Comunicação de Massa (SCM). Hoje, esta gerência é controlada pela servidora Maria Lúcia Bardi, que deverá assumir agora a Gerência-Geral de Administração de Planos e Autorização de Uso de Radiofrequência da mesma SCM. Essa gerência era chefiada até então por Yapir Marotta, que deixou a agência no ano passado para reintegrar os quadros da Telebrás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!