A Vivo anunciou nesta sexta-feira, 13, um acordo para levar redes privativas a 30 localidades da Ambev, entre armazéns, fábricas, centros logísticos e de distribuição. Com possibilidade de ampliação para outras áreas, o projeto é viabilizado em parceria com a Nokia, que fornecerá a infraestrutura para a rede 4G privativa.
De acordo com a operadora, o objetivo é ampliar a eficiência operacional logística da multinacional brasileira de bebidas a partir de uma melhor mobilidade interna, com trânsito mais eficientes das informações entre os espaços conectados, bem como a automatização das áreas cobertas.
"O acordo alavanca diversas iniciativas de transformação digital já em curso na Ambev e pavimenta o caminho para novas soluções", afirma Adriano Pereira, diretor de IoT, Big Data e Inovação B2B da Vivo. "Nosso produto, pioneiro no mercado, oferece confiabilidade e robustez para diversas aplicações e facilita a inserção de dispositivos conectados por toda a planta operacional."
A Vivo ressalta que, com as redes privativas, as organizações podem suprir importantes necessidades, como alta segurança, com transmissão de ponta a ponta assegurada; mobilidade, com linhas de produção automatizadas; e priorização de tráfego, por meio de sensores e dispositivos conectados em diferentes casos de uso.
As empresas também ficam livre de interferências, com um espectro licenciado que não permite que outros serviços interfiram no ambiente de produção; passam a ter acesso a conexões massivas, que permitem um alto volume de aplicações IoT com transmissão de dados e relatórios em tempo real; e a contar com conectividade de ponta a ponta.
"Temos orgulho de realizar essa parceria com a Vivo para entregar uma solução de rede privativa de última geração, promovendo maior agilidade, eficiência e segurança para operações logísticas. O Nokia Modular Private Wireless (MPW) foi projetado para atender às altas demandas de aplicações industriais, como IoT, IA e Big Data, essenciais à jornada de transformação digital da Ambev", diz Marcelo Entreconti, head of Enterprise Campus Edge Business, América Latina na Nokia.