A Ibi Telecom, provedora de Internet mineira com presença sobretudo na cidade de Governador Valadares, anunciou investimentos acima de R$ 10 milhões na criação de rede própria de Internet em fibra óptica interligando Minas Gerais, São Paulo e Rio Janeiro. O anel óptico que fará ligação interligação entre os três estados terá 2 mil km de extensão.
Segundo a companhia, a conclusão das obras de infraestrutura está prevista já para o final de 2023. De acordo com o diretor técnico e operacional da empresa, Pedro Figueiredo Matias, o anel óptico inicia com capacidade de 200 gigabits por segundo, mas a meta é dobrar para 400 gigabits por segundo. No futuro, a expansão gradual visa alcançar até 6 terabits por segundo de velocidade de transferência de dados.
"Nós não tínhamos anel óptico próprio. Até o final de 2022 nós utilizávamos contratos que chamamos de transporte – ou seja, a gente contratava uma capacidade de velocidade em circuitos de terceiros", explicou Matias, ao contextualizar o novo investimento. Atualmente, a Ibi possui uma extensão total de 3 mil km de cabos (considerando acordos de swap) nas cidades atendidas pela provedora no leste Mineiro, como é o caso do Vale do Aço e de Governador Valadares, onde está localizada a sede da empresa.
Nenhuma novidade. Logo após a privatização a Brasil Telecom implanto um anel óptico bidirecional interligando DF MS GO PR SC eRS e depois foi obrigada a se vender para OI