TIM e Nokia assinam contrato para implantar rede global de IoT no Brasil

Foto: Pixabay

A Nokia assinou contrato com a TIM Brasil para expandir serviços de Internet das Coisas. A fornecedora finlandesa comunicou nesta sexta, 13, que se trata do primeiro acordo para malha de rede de IoT mundial (Worldwide IoT Network Grid – WING) na América Latina. Da parte da operadora brasileira, a parceria vai permitir a oferta mais rápida de serviços de IoT para várias indústrias utilizando a infraestrutura totalmente virtualizada da WING, no modelo de gestão como serviço.

O contrato tem como pano de fundo uma estimativa de um mercado total no Brasil de US$ 200 bilhões até 2025 somente com tecnologias de Internet das Coisas. Entre as indústrias que a TIM poderá servir, por exemplo, estão a automotiva e a de agronegócios. A operadora espera ter novos modelos de negócio para gerar novos fluxos de receita, além de poder ter serviços incrementais, como gestão de dispositivo com analytics, utilizando as capacidades de gerência de SIMcard.

O sistema WING permite que companhias locais e multinacionais se beneficiem de serviços globais de IoT, utilizando uma arquitetura distribuída que mantém todos os dados de usuários no próprio país, garantindo a adequação às leis de privacidade e de soberania. 

Notícias relacionadas

Em comunicado, o diretor de produtos corporativos e soluções IoT da TIM Brasil, Alexandre Dal Forno, afirmou que a plataforma da Nokia vai permitir acelerar capacidades para apoio aos clientes corporativos. "Estamos buscando dar um salto gigante no mercado de IoT e ver o crescimento de nosso próprio negócio B2B", disse. 

Compliance

A TIM anunciou na quinta-feira, 12, ter sido nomeada empresa "pró-ética" pela Controladoria-Geral da União. Segundo a companhia, ela é a primeira operadora a receber essa certificação, que tem como objetivo promover um ambiente corporativo "mais íntegro, ético e transparente". Ao todo, 373 empresas deram entrada no programa, mas apenas 26 receberam aprovação. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!